Papo seguro: Rotulagem de alimentos 07.06

Papo seguro: Rotulagem de alimentos 07.06

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta  edição, a  Professora Valéria Camilo, falou sobre Rotulagem de alimentos.

Texto na íntegra e podcast do tema.

Olá! Eu sou Valéria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia,  o Papo Seguro, é a nossa conversa semanal sobre alimentação,nutrição e saúde em tempos de pandemia. E hoje vamos  falar sobre rotulagem de alimentos. E para iniciar o nosso papo gostaria de perguntar se vocês costumam ler o rótulo dos alimentos no momento da compra?

Geralmente os consumidores têm informações sobre os alimentos através da família, das mídias (como televisão, rádio, internet), por um nutricionista e através da rotulagem. A rotulagem são normas que regulamentam os tipos de produtos que são autorizados a serem fabricados/comercializados em um país visando a proteção da saúde do consumidor.  Então, vamos conversar sobre rotulagem e em seguida daremos algumas dicas do que deve ser observado nos rótulos dos alimentos.

A maioria dos alimentos apresenta uma rotulagem geral e uma rotulagem nutricional. Na rotulagem geral temos informações que nos permite conhecer o produto alimentício, tais como nome, lista de ingredientes que compõem o produto, prazo de validade, nome e endereço do fabricante, lote, peso, identificação de origem e modo de preparo,  para produtos que precisam ser  preparados em casa antes do consumo. Já na lista de ingredientes está descrito todos os ingredientes que são utilizados na fabricação/ preparo do alimento, sempre do de maior quantidade até o de menor quantidade.  O prazo de validade nos informa por quanto tempo podemos consumir o produto. Sim pessoal, os alimentos dentro do prazo de validade mantêm suas características de qualidade e segurança. A identificação de origem refere-se a onde localiza-se a indústria que fabricou o produto.

Mas além da rotulagem geral temos a rotulagem nutricional que geralmente vem em formato de tabela e apresenta as propriedades nutricionais de um alimento, contribuindo para uma alimentação saudável. Por lei, no Brasil a informação nutricional deve conter a quantidade de carboidratos, proteínas, lipídios, fibras e sódio que contém a porção do alimento. Essa porção é a quantidade recomendada de consumo do alimento para uma pessoa e ela vem escrita em gramas e medida caseira, ou seja,  a medida que temos em casa como colher, xícara, copo. Devemos ter bastante atenção na leitura da informação nutricional, principalmente nos valores de carboidratos (açúcares), lipídios(gorduras), e sódio(sal) da porção do produto alimentício que estamos comprando.

E não se esqueçam, leiam sempre os rótulos dos alimentos antes de comprá-los, certifique-se se estão na validade, se tem os ingredientes que desejam e se são saudáveis. Não deixe de nos acompanhar nesse canal.

Abraço e até o próximo Papo Seguro.

 

Podcast 07/06/21: Rotulagem de alimentos 

Por: Valéria Camilo 

Colaboração/revisão: Jerusa Santana, Lílian Lessa, Adriana Melo , Valéria Camilo, Nedja Santos

 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  12  – Cultura alimentar 

“Papo Seguro –PODCAST 13  – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos

“Papo Seguro  PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar

“Papo Seguro PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia

Papo Seguro PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos

Papo Seguro PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso

Papo Seguro PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais

Papo Seguro PODCAST 19- Preparações natalinas

Papo Seguro  PODCAST 20 – Segunda temporada: Importância do SUS.

Papo Seguro  PODCAST 21 – Auto conhecimento liberta

Papo Seguro  PODCAST 22- Comer consciente

Papo Seguro  PODCAST 23- Alimentação e ansiedade

Papo Seguro  PODCAST 24 – Alimentação no pós parto.

Papo Seguro  PODCAST 25- Automedicação

Papo Seguro  PODCAST 26- Rotulagem de alimentos 

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *