Serviço AME do Hospital da Mulher funcionará 24h também durante o Carnaval de Salvador.

O Serviço de Atendimento a Mulheres que foram Expostas a violência sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher funcionará 24h também durante o Carnaval de Salvador.
Neste ano, a unidade contará com a presença de representantes do serviço em dois pontos da festa – Circuito Dodô (Barra) e Osmar/Batatinha (Campo Grande e Pelourinho). A iniciativa acontece via Secretaria da Saúde do Estado, em parceria com a Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM).
De acordo com a diretora médica e coordenadora do AME, Jamile Martins, mulheres e adolescentes a partir de doze anos que passarem por algum tipo de violência sexual no circuito poderão ser encaminhadas ao Serviço, localizado no Largo de Roma, onde receberão toda assistência necessária. “Como estratégia pensada para o Carnaval, nosso Whatsapp também funcionará 24h durante o período. Estaremos prontos para tirar dúvidas através do (71) 98350-2942”, destacou.
O Serviço AME dispõe de equipe multiprofissional composta por médicas, enfermeiras, farmacêuticas, assistentes sociais e psicólogas. Na unidade, as pacientes podem realizar atendimentos ginecológicos, exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e ISTs, contracepção de emergência e exames médicos, além de acompanhamento psicossocial.
O AME funciona 24h durante todo o ano. As pacientes podem chegar ao Serviço por meio da chamada ‘porta aberta’, sem necessidade de agendamento prévio, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA). Desde a inauguração do Serviço, em 2017, mais de 1.300 mulheres já receberam atendimento na unidade.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe