"PAPO SEGURO" - Cultura alimentar - Comida de verdade

"PAPO SEGURO" - Cultura alimentar - Comida de verdade

Mantendo a parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma edição do Quadro/Coluna: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Oitava edição da série, as professoras: Valterlinda Oliveira e Patrícia Freitas, falam sobre: Cultura Alimentar.  Confira!

Texto na íntegra e podcast do tema.

Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre cultura alimentar e comida de verdade. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. E vamos começar o podcast de hoje com a seguinte pergunta: o que é comer pra você? Para muita gente, comer se resume em satisfazer as necessidades nutricionais do corpo, quando este necessita de energia. Mas se alimentar é muito mais do que isso.O ato de comer traz para cada um de nós diversos significados: sociais, econômicos, culturais, emocionais, políticos, entre tantos outros. E a forma como nos relacionamos com o alimento vem desde a nossa infância, de como nossas mães e as vezes até nossas avós preparavam a comida, cada uma com seu jeito, com seu tempero, com seu capricho.Mas, nossos hábitos alimentares não são influenciados somente pela nossa família. Nossos amigos, a cultura do local, a mídia, os nossos próprios gostos pessoais, enfim, muitos são os fatores que podem influenciar na maneira que a gente se alimenta.Em meio a tantos significados e comportamentos que envolvem a alimentação, devemos sempre buscar um equilíbrio entre todas estas formas de influência e ter escolhas mais saudáveis. E aí vem o que podemos chamar de comida de verdade que nada mais é do que a comida que preparamos utilizando ingredientes naturais como frutas, verduras e sem a adição corantes, conservantes, aromatizantes, etc.Devido a correria diária e da disponibilidade nos supermercados das preparações prontas, muitas famílias fazem a opção do consumo das comidas industrializadas para substituir as refeições caseiras. Apesar de serem alternativas práticas para o dia a dia, seu consumo frequente não é recomendado.Por isso, vamos tentar participar de todo processo de preparação de uma comida, essa é uma excelente forma de nos reconectar com nossas raízes, seja tentando reproduzir aquela receita de família, seja preparando aquele prato típico da nossa região, utilizando ingredientes da nossa terra e valorizando assim a cultura do lugar em que vivemos.Então é isso pessoal, todos nós possuímos uma cultura alimentar que expressa a nossa identidade, nossas particularidades como indivíduo inserido na sociedade, e é nosso papel utilizar tudo isso ao nosso favor na hora de escolher o consumo de comida de verdade.

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Confira o  Podcast desta semana:

Por: Valterlinda Oliveira

Produção: Valterlinda Oliveira, Nedja Santos e Patrícia Freitas, Nutricionistas e Professoras da Escola de Nutrição da UFBA

Colaboração: Jerusa Mota, Lílian Lessa, Adriana Melo e Valéria Camilo

Podcast: Cultura Alimentar: comida de verdade

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998. Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira também:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *