Papo Seguro: diálogos sobre alimentação: Entrega a domicilio de alimentos

Papo Seguro: diálogos sobre alimentação: Entrega a domicilio de alimentos

Mantendo a parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma edição do Quadro/Coluna: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta quinta edição da série, a professora Daniela Moreno, fala sobre: Entrega a domicilio de alimentos. Confira!

Texto na integra e podcast do tema.

Olá!  Hoje nosso Papo Seguro será sobre entrega a domicilio de alimentos. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Durante esse período, o atendimento presencial em serviços de alimentação e nutrição foi interrompido em muitas localidades do Brasil, e alguns consumidores estão evitando também a retirada presencial de alimentos. Por isso, a entrega a domicilio (delivery) tem sido adotada cada vez mais, tanto pelos donos de estabelecimentos, quanto pelos consumidores. Optando por adotar a entrega de alimentos em casa, como é que os consumidores podem garantir a sua segurança e a do alimento por meio de simples práticas? Vamos falar sobre isso agora. São necessários cuidados redobrados durante esse período, resumir alguns pontos importantes, que requerem atenção do consumidor em relação ao delivery de mantimentos  e de refeições prontas:

  • Encomenda: sempre que possível, optar por restaurantes e serviços de alimentação conhecidos e de confiança;
  • Entregador: caso seja necessário o contato com o entregador, utilize máscara e mantenha o distanciamento necessário;
  • Forma de pagamento: priorizar pagar online no momento do pedido, para evitar contato com as maquininhas de cartão e dinheiro em espécie no momento da entrega. Se for utilizar maquininha, peça para que seja higienizada ou para que a embrulhem com um material plástico. No caso de alguns aplicativos de delivery, uma das iniciativas é a chamada “entrega sem contato”;
  • Lavagem de mãos: a lavagem em água corrente com sabão líquido ou higienização das mãos com álcool 70% deve ser feita antes e após a entrega do pedido, tanto por parte do entregador quanto pelo cliente, inclusive, se precisar manusear dinheiro ou máquina de cartão;
  • Higienização da embalagem: as embalagens podem ser veículos de contaminação indireta do coronavírus. Para o delivery de refeições prontas, após o recebimento dos produtos, as embalagens devem ser higienizadas antes de serem abertas, com pano embebido em solução de 1 colher de sopa de água sanitária para cada 1 litro de água ou álcool a 70%. As embalagens externas devem ser descartadas pelo cliente. É necessário higienizar também as superfícies onde as embalagens foram postas. Em seguida, lavar as mãos. Não consumir nenhuma refeição que chegar com a embalagem aberta ou danificada. Para delivery de mercado e mantimentos, que serão armazenados na dispensa ou armário, faz-se necessário a higienização das embalagens com água corrente e sabão ou álcool a 70%.

Vale ressaltar, que os alimentos prontos para consumo possuem um maior risco de contaminação porque não são levados ao fogo para que possa reduzir ou eliminar os contaminantes. Então, deve-se reforçar os cuidados citados e optar pelo consumo imediato para evitar a proliferação de microrganismos.É errado manter os mantimentos adquiridos por entrega domiciliar em “quarentena”, fora de casa ou da cozinha, em temperatura ambiente. Esta prática pode comprometer a qualidade e segurança dos alimentos, os quais podem estragar.

.

O consumidor tem a entrega a domicilio como uma oportunidade para adquirir refeições no conforto de sua casa e manter o distanciamento social. Além disso, é uma chance de apoiar aqueles empreendedores que fazem de tudo para fornecer alimentos de qualidade nesse momento delicado. Lembrando que os pontos descritos acima sobre cuidados com o delivery e higienização de embalagens são  importantes na prevenção do Covid–19 e para evitar possíveis doenças causadas por alimentos. Prevenção gera segurança. Não esqueçam.Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Acompanhe semanalmente a coluna”Papo Seguro” aqui no Portal com publicações inéditas a cada segunda-feira.

Confira o  Podcast desta semana:

Por: Daniela Moreno,

nutricionista e mestranda pela Universidade Federal da Bahia. Professora Associada da Escola de Nutrição da UFBA

Podcast 5: Entrega a domicilio de alimentos

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998. Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira também:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAS 4 – Alimentos e imunidade

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *