Papo Seguro: Alimentação da gestante em tempos de pandemia

Papo Seguro: Alimentação da gestante em tempos de pandemia

Numa parceria com a ENUFBa- Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia e Programa Excelsior Saúde, exibido pela Rádio Excelsior da Bahia AM840,  apresentamos mais uma edição da série: Papo Seguro, diálogos sobre alimentação e Nutrição em tempos de pandemia,  como forma de fornecer informações seguras e orientações nutricionais à comunidade durante a pandemia do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) apresentam  semanalmente neste espaço informações sobre alimentação e nutrição  que possam ajudar as pessoas a enfrentarem a Covid-19.

Nesta décima primeira edição as professoras,  falam  sobre:  Alimentação da gestante em tempos de pandemia

Confira texto e podcast do tema.

Olá pessoal, eu sou Jerusa Santana, nutricionista e professora do Centro de Ciências da Saúde UFRB.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre Alimentação da gestante em tempos de pandemia”. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Você sabia que a alimentação saudável é muito importante em todos os trimestres da gestação, pois além de proporcionar desenvolvimento adequado do bebê, evita doenças nessa fase? Pois eh!os estudos já mostram que os primeiros mil dias de vida que inclui toda gestação e os dois anos de vida da criança tem impacto na saúde de 3 gerações, ou seja, dos seus filhos, netos e bisnetos, forte neh? Além disso, a alimentação da gestante também influencia no paladar da criança, mas como? já se sabe que os sabores dos alimentos chegam até o bebê por meio de um líquido que fica em volta do bebê dentro do útero. Assim, se a mãe tem uma alimentação saudável é muito provável que o bebê já se acostume com o sabor e no futuro venha preferir os alimentos mais consumidos pela mãe durante a gestação.

Para isso a mãe deve se preocupar em manter uma dieta bem saudável e nesse período de pandemia então! Mas como fazer isso? A primeira dica é evitar os excessos, sabe aquele ditado que gestante tem que comer por dois? Já caiu por terra! o excesso de calorias pode aumentar muito o peso da gestante e ser perigoso para sua saúde e a do bebê. Assim, a chave da alimentação é a qualidade e não a quantidade.  E quais alimentos dão qualidade na alimentação da gestante e não pode faltar no seu dia-a-dia? os Cereais e raízes são alimentos que fornecem energia para nosso organismo.  Exemplos: aipim, inhame, batata doce, milho, aveia. Os feijões, carnes e ovos são excelentes fontes de proteínas e ferro, evita anemia e são importantes para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Para melhor absorver o ferro dos feijões, consuma após almoço uma fruta rica em vitamina c, como a laranja, manga, abacaxi, acerola. Ah, e os peixes são ricos em gorduras boas, participam da formação do cérebro e deixa seu bebê mais inteligente, então pelo menos 02 vezes na semana acrescente eles no seu almoço. Os leites, queijos magros, iogurte são importantes fontes de cálcio para a mãe e o bebê fortalecem os dentes e ossos e juntamente com as frutas e hortaliças (legumes e verduras) fornecem vitaminas e minerais excelentes para fortalecer o sistema imunológico, evitar doenças na gestação e contribuir para o desenvolvimento do bebê. E quando for preparar os alimentos usem bastante tempero natural, pouco sal e açúcar e lembrem de beber em torno de 2 a 3 litros de água por dia.

Então, é isso pessoal, escolha sempre alimentos naturais, evite os industrializados, não se esqueça de realizar o seu pré-natal na data certa e acompanhar o seu ganho de peso! Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo papo seguro.

Papo seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Podcast 11: Alimentação da gestante em tempos de pandemia

Por: Jerusa Santana

Produção:  Jerusa Santana

Colaboração: Adriana Melo, Nedja Santos, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998.

Confira também:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *