Papo seguro: Aproveitamento Integral dos Alimentos – Parte II

Papo seguro: Aproveitamento Integral dos Alimentos – Parte II

Mantendo a parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma edição do Quadro/Coluna: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Sétima edição da série, a professora: Lílian Lessa Andrade  fala sobre: Aproveitamento Integral dos Alimentos – Parte II.  Confira!

Texto na integra e podcast do tema.

Olá! Eu sou Lílian Lessa, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba. Hoje continuaremos um Papo Seguro sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

E hoje vamos bater um papo sobre motivações e formas de aproveitar integralmente hortaliças e frutas. Já sabemos que aproveitar integralmente é muito bom para nós e para o meio ambiente, e não devemos perder toda a riqueza que os alimentos têm nas partes que podemos comer.

Agora vamos conhecer um pouco mais sobre como aproveitar? As hortaliças que usamos como temperos (coentro, salsa, cebolinha, manjericão), muitas vezes jogamos fora aquela parte mais grossa dos talos, que não tem folhas, não é? Pois então, nós podemos ir guardando eles no congelador já limpos, e bater no liquidificador (coando ou não) para temperar sopas, arroz. Folhas de alface, couve, agrião e os temperos podem ser guardados na geladeira, numa caixa com papel toalha por baixo e outra por cima, pois assim a humidade fica distante e podem durar bem mais.

As frutas também têm partes interessantes que descartamos, por exemplo, a jaca é uma fruta muito interessante e rica, ela pode ser consumida ainda verde, descascando e cozinhando em fatias, como fazemos com inhame, depois é só cortar em pedaços pequeninos e fazer um ensopado ou moqueca (com o caldo dos temperos que falamos antes). Quando a jaca está madura, nós podemos aproveitar as sementes cozinhando na panela de pressão e descascando aquela pele mais grossa, em seguida é só temperar.Tem gente que torra e faz uma farinha, essa semente é rica em ferro e energia. A melancia é outra fruta que aproveitamos pouco, podemos comer com as sementes, ou fazer o suco incluindo as sementes e a entrecasca, aquela parte branca sem graça, pode virar um ensopadinho como se fosse chuchu.

As bananas, quando estão ficando muito maduras, podem ser congeladas, em pedaços e sem casca, para depois virar sorvete natural ou suco. Da mesma forma, podemos congelar as mangas, goiabas, cajus para fazer suco em outro momento, evitando que apodreçam. Mas se os vegetais não forem orgânicos e tiver agrotóxico também na casca, o que podemos fazer? Esse será o tema para outro papo e não se esqueça, prefira sempre os alimentos na sua forma mais natural e orgânica. Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.Acompanhe semanalmente a coluna”Papo Seguro” aqui no Portal com publicações inéditas a cada segunda-feira.

Confira o  Podcast desta semana:

Por: Lílian Lessa Andrade

Nutricionista

Professora da Escola de Nutrição da UFBA

Colaboração:  Jerusa Mota, Adriana Melo, Valterlinda, Nedja e Valéria Camilo

Podcast 7: Aproveitamento Integral dos Alimentos – Parte II

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998. Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira também:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAS 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAS 5 – Entrega em domicílio 

“Papo Seguro” –PODCAS 6  – Amamentação e Covid-19  

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.