Papo Seguro: Guia alimentar da população brasileira

Papo Seguro: Guia alimentar da população brasileira

Numa parceria com a ENUFBa- Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia e Programa Excelsior Saúde, exibido pela Rádio Excelsior da Bahia AM840,  apresentamos mais uma edição da série: Papo Seguro, diálogos sobre alimentação e Nutrição em tempos de pandemia,  como forma de fornecer informações seguras e orientações nutricionais à comunidade durante a pandemia do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA (ENUFBA) apresentam  semanalmente neste espaço informações sobre alimentação e nutrição  que possam ajudar as pessoas a enfrentarem a Covid-19.

Nesta décima edição as professoras Nedja Santos e Jerusa Santana, falam  sobre:  O Guia Alimentar da População Brasileira.

Confira texto e podcast do tema.

Olá pessoal, eu sou Nedja Santos, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre “O Guia Alimentar para a população Brasileira”. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Você sabia que existe um guia alimentar para nos ajudar a fazer escolhas alimentares adequadas e saudáveis? Isso mesmo!!!

Em 2014, o Ministério da Saúde lançou um guia alimentar que contém várias orientações com o objetivo de promover a saúde de toda população brasileira. Mas, apesar de ter sido produzido em 2014, muitos brasileiros ainda não conhecem as suas recomendações. Então, vem comigo que eu vou te contar as 4 recomendações e a regra de ouro do nosso guia.

A primeira delas é: faça de alimentos in natura ou minimamente processados a base de sua alimentação; ou seja, a base para uma alimentação saudável deve ser os alimentos naturais ou aqueles com o mínimo de processamento. Quais são eles?  As frutas, legumes, verduras, arroz, feijões, carnes, ovos e peixes.

A segunda recomendação é usar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar os alimentos.

A terceira recomendação é limitar o uso de alimentos processados, consumindo-os, em pequenas quantidades. Os alimentos processados são as conservas e compotas de frutas, os pães, os queijos,

A quarta recomendação é para evitar os alimentos ultraprocessados. Esses produtos, que nem devíamos chamar de alimentos, como por exemplo, os refrigerantes, salgadinhos de pacote, macarrão instantâneo, biscoitos recheados, tem basicamente calorias e estão associados ao maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, são viciantes e a forma como são produzidos afeta de forma desfavorável a nossa cultura alimentar e o ambiente.

Finalmente a regra de ouro nos diz que devemos incluir sempre na nossa alimentação, os alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias ao invés de alimentos ultraprocessados.

Nosso guia fala também sobre a importância de aprender técnicas culinárias com nossas mães, avós e amigas e amigos. Bem, agora eu te faço o convite pra conhecer mais o nosso guia alimentar, ele está disponível na internet. Use as orientações do guia no seu dia a dia e indique para seus amigos e familiares.

Um abraço e até o próximo papo.

Papo seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Podcast 10: Guia Alimentar da População Brasileira

Por: Nedja Santos -Professora da Escola de Nutrição da UFBA

Produção:  Nedja Santos e Jerusa Santana

Colaboração:  Adriana Melo, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998.

Confira também:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.