Papo Seguro: diálogos sobre saúde e nutrição - SUS

Papo Seguro: diálogos sobre saúde e nutrição - SUS

O Papo seguro  está de volta. Mantendo a parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentam mais uma temporada da  Série/Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA voltam a partir de hoje a contribuírem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta primeira edição da Segunda temporada/2021, os  professores: Nedja Silva dos Santos Fonseca e Artur Farias, falam sobre: O que é o SUS?

Texto na íntegra e podcast do tema.

Olá! Eu sou Nedja Santos, Nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. Hoje nosso Papo Seguro é sobre Sistema Único de Saúde, o SUS. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia.

O SUS, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Criado no Brasil na década de 90, seu objetivo é cuidar da saúde de todos os brasileiros ou pessoas que moram no Brasil. Antes do SUS, somente os funcionários da indústria, do comércio ou de grandes empresas tinham acesso a serviços de saúde. O SUS abrange desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, no posto de saúde, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

Todos nós somos usuários do SUS. Isso mesmo, algumas pessoas acham que por terem plano de saúde e não usarem o serviço de atendimento do posto, não são usuários do SUS, o que é um equívoco.  O SUS está em toda parte, cuidando de nossa saúde, porque o SUS não existe apenas para prestar assistência médica.  Todas as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, além de cuidar da saúde do trabalhador, fazem parte dos objetivos do SUS. Trocando em miúdos, quando nós vamos num restaurante, o SUS já passou por lá, verificando se as condições de produção da refeição são seguras para não nos causar nenhuma intoxicação pelo alimento. Isso é vigilância sanitária. O SUS atua também no levantamento de informações de quantas pessoas na população de cada local possuem doenças que podem ser tratadas.

Por exemplo, você já ouviu falar qual é o percentual de pessoas que tem diabetes, obesidade, pressão alta da sua cidade?  Essa informação é produzida pelo SUS, não só para tratar as pessoas que precisam de assistência, como também para saber onde e como o sistema de saúde precisa atuar, na perspectiva da promoção à saúde da população. Isso é vigilância epidemiológica, ou seja, O SUS atua em várias frentes, principalmente na prevenção da doença e proteção à saúde. Nos últimos anos temos visto muitas ações em que o SUS atuou de forma brilhante. Na catástrofe de Sobradinho, por exemplo, o helicóptero do SUS foi o primeiro a chegar para salvar as pessoas do desabamento da barragem. E o que dizer da atuação do SUS durante a pandemia? Teríamos um número muito maior de pessoas infectadas se não fosse a atuação do SUS na orientação do uso de máscaras, álcool, distanciamento social e no próprio cuidado aos doentes. Não posso esquecer de falar sobre vacina. O SUS possui um maravilhoso programa de imunização que garante vacinas para proteção contra várias doenças em todas as fases da vida. Inclusive, a vacinação contra a COVID-19 é feita exclusivamente pelo SUS. Não deixe de se vacinar quando chegar sua vez.

O SUS é nosso. Valorize.

Um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Ouça:


Por:
: Nedja Silva dos Santos Fonseca

Nutricionistas e Professora da Escola de Nutrição da UFBA

Produção: Nedja Silva dos Santos Fonseca e Artur Farias

Colaboração: Lilian Lessa, Jerusa Mota, Valéria Camilo, Adriana Mello, Valterlinda Queiroz

Podcast 01/21: O que é o SUS? 

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  12  – Cultura alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST 13  – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos

“Papo Seguro”  PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar

“Papo Seguro” PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia

Papo Seguro” PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos

Papo Seguro” PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso

Papo Seguro” PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais

Papo Seguro” PODCAST 19- Preparações natalinas

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *