Mantendo a parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma edição do Quadro/Coluna: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos do Novo Coronavírus. Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.
Nesta Décima Nona Edição da série, as professoras: Emily Porto e Valéria Camilo, com a colaboração das professoras:Adriana Melo, Jerusa Santana, Nedja Santos e Valterlinda, falam sobre: Preparações natalinas
Texto na íntegra e podcast do tema.
Olá! Eu sou Valéria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e eu sou Emily Porto estudante de nutrição. Está começando o Papo Seguro. Como vocês já sabem, é a nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.
Com a aproximação das festas do final de ano, sempre surgem preocupações em relação à preparação da ceia de natal. Assim, no nosso papo seguro de hoje vamos falar um pouco sobre esta época e dá dicas de como tornar a sua ceia mais saudável e econômica!
Vocês sabiam que existem opções de alimentos e preparações que podem deixar a sua ceia natalina saudável e saborosa sem comprometer seu orçamento? Agora vamos conhecer um pouco mais sobre essas opções! Vamos lá Emily?
A nossa primeira dica de hoje é o bom e velho “desembale menos e descasque mais”, isto vale também para sua ceia de natal. Diminua a compra de produtos industrializados como creme de leite, maionese, embutidos (presunto, salsicha e salame), queijos gordos, carnes gordas e prefira alimentos in natura como frutas, hortaliças e oleaginosas como o amendoim e a castanha de caju para o preparo das refeições natalinas. Uma opção é preparar o salpicão utilizando cenoura, batata, passas, amendoim torrado, talos de salsão cortadinho e maçã descascada, trocando a maionese por iogurte natural, limão, azeite de oliva e pitada de sal.
A nossa segunda dica professora é fazer trocas inteligentes, trocando o óleo que é utilizado para dourar carnes como pernil e frango por sucos de frutas. Pois é, Emily podemos assar nosso peru de natal ou frango e até o pernil com um suco de laranja ou maracujá. È só temperar de véspera adicionando alho, pitada de sal, noz moscada e ervas naturais como alecrim, deixar marinar na geladeira e na hora de assar colocar no forno com um pouco de suco da fruta e ter o cuidado de ir adicionando aos poucos o suco. Fica macio e gostoso!
Na famosa farofa natalina é interessante adicionar quantidade maior de cenoura ralada, com castanha de caju ou amendoim ou semente de abóbora torrada, diminuindo desta forma a quantidade de farinha de mandioca.
A nossa terceira dica é sobre a utilização de açúcar de adição nas preparações. O açúcar de adição pode ser reduzido através da utilização de frutas no preparo de sobremesas e bolos. Não dispensa a sobremesa? As sobremesas podem ser feitas com frutas frescas. Que tal uma salada de frutas, adicionada de passas e sorvete caseiro? Outra dica que preparamos para vocês é quanto às bebidas, é importante dar preferência a sucos da fruta sem adição de açúcar, decorando o copo com um pedaço da própria fruta in natura a fim de torná-lo mais atrativo e caso queiram preparar drinks, utilizem o mínimo de álcool, adicionem gelo picado e um suco de fruta do seu gosto.
Então, para fazer a nossa ceia de natal mais saudável podemos está investindo na nossa criatividade, aproveitando alimentos da safra que têm um ótimo custo. Está terminando o nosso papo seguro de hoje, é valido lembrar que não precisamos se privar de comer nas comemorações e festividades, devemos sempre ter equilíbrio! Saber comer sem exageros. Abraços, um Feliz Natal!
Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.
Por: Emily Porto e Valéria Camilo
Nutricionistas e Professoras da Escola de Nutrição da UFBA
Produção: : Emily Porto e Valéria Camilo
Colaboração: Adriana Melo, Jerusa Santana, Nedja Santos e Valterlinda
Podcast 19: Preparações natalinas
O Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998.
Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.
Confira as edições anteriores:
“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo
“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local
“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade
“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio
“Papo Seguro” –PODCAST 6 – Amamentação e Covid-19
“Papo Seguro” –PODCAST 7 – Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II
“Papo Seguro” –PODCAST 8 – Alimentação escolar em tempos de pandemia
“Papo Seguro” –PODCAST 9 – Segurança alimentar
“Papo Seguro” –PODCAST 10 – Guia Alimentar da População Brasileira
“Papo Seguro” –PODCAST 11 – Alimentação da Gestante na pandemia
“Papo Seguro” –PODCAST 12 – Cultura alimentar
“Papo Seguro” –PODCAST 13 – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos
“Papo Seguro” PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar
“Papo Seguro” PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia
Papo Seguro” PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos
Papo Seguro” PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso
Papo Seguro” PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais
Papo Seguro” PODCAST 19- Preparações natalinas
Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia
Entrevista 2 – Nutrição e imunidade
Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos
Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância
Entrevista 5- Preparos Saudáveis
Sobre a ENUFBA
A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.
Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.