Papo Seguro: Alimentação saudável e atividade física durante a pandemia

Papo Seguro: Alimentação saudável e atividade física durante a pandemia

Mantendo a parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma edição do Quadro/Coluna: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Décima quinta edição da série, as professoras: Valterlinda Oliveira , falam sobre: Alimentação saudável e atividade física durante a pandemia.  Confira!

Texto na íntegra e podcast do tema.

Olá! Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba.

Hoje nosso Papo Seguro será sobre Alimentação saudável e atividade física na pandemia. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. E vamos começar o podcast de hoje fazendo a seguinte pergunta: É possível ter uma alimentação saudável e fazer atividade física durante a pandemia? Sim…é possível!! O cenário atual demanda cuidado redobrado não só com a higiene, mas também com a alimentação e a atividade física. A alimentação saudável e a prática de atividade física além de fortalecerem o sistema imunológico, também contribuem para a proteção e o combate às doenças crônicas como obesidade, hipertensão e diabetes, que podem agravar as complicações causadas pelo Coronavírus.

Por isso, na nossa alimentação devemos incluir sempre que possível os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras, grãos diversos, castanha, amendoim, tubérculos, raízes, carnes e ovos, pois são saudáveis, excelentes fontes de fibras, de vitaminas, minerais e de vários compostos importantes para a manutenção da saúde e prevenção de muitas doenças. E não se esqueça, vamos evitar ao máximo os alimentos industrializados. E como manter a rotina da prática regular de atividade física neste momento de pandemia? Para responder essa pergunta consultamos a Professora de Educação Física Erica Alves. Segundo ela a nova rotina imposta pela pandemia pode favorecer o sedentarismo e quadros de estresse e ansiedade, por isso a atividade física tem importância ainda maior neste momento. Então, a dica da Erica é empurrar os móveis da sala e aproveitar o espaço para se movimentar, outros ambientes da casa como quintal e varanda também são ótimos para a pratica de atividade física!

Convidar as pessoas que moram com você para sair do sofá pode se tornar um momento familiar de entretenimento e socialização. Para os iniciantes em qualquer atividade física, é recomendável começar pelas mais leves. Os exercícios de alongamento e relaxamento podem ser realizados em casa, sem a necessidade de muito espaço, como no chão, ou em pé, ou na cama antes de levantar. Da mesma forma, podem ser feitos os exercícios de fortalecimento dos músculos como se sentar e se levantar de uma cadeira ou agachar para levantar objetos com pouco peso (1 a 2 kg). Repita esta rotina 3 vezes na semana. Vale dançar, pular corda, subir escadas, se possível pratique alguma atividade exposto ao sol durante 15 minutos ao dia, isso vai ajuda na absorção a vitamina D.

É importante também envolver a criançada nessas atividades para reduzir o tempo em frente às telas (tablets, celulares e televisão). Os idosos necessitam de mais atenção e devem evitar ir para rua, mas eles podem aproveitar os espaços da casa para se movimentarem. Manter o corpo ativo ajudará a ter disposição para fazer as atividades rotineiras após o período de isolamento. É importante sempre respeitar os limites do próprio corpo, usar roupas leves e hidratar-se durante a realização das atividades. Uma outra dica importante de Erica é para quem está trabalhando em casa durante a pandemia. Deve-se evitar longos períodos sentado. Alongue-se, levante-se de tempos em tempos para se movimentar, seja para buscar água, ir ao banheiro ou até mesmo dar uma volta pela casa. Então é isso pessoal, para uma boa saúde devemos manter o corpo em movimento, ter uma alimentação o mais saudável possível e uma atenção especial para o consumo de água. Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

 Confira o  Podcast desta semana:

Por: Valterlinda Oliveira e Erica Alves

Nutricionistas e Professoras da Escola de Nutrição da UFBA

Colaboração: Lilian Lessa, Jerusa Mota, Valéria Camilo

Podcast: Alimentação saudável e atividade física durante a pandemia.

 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  12  – Cultura alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST 13  – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos

“Papo Seguro”  PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar

“Papo Seguro” PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

 

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *