Papo Seguro – Doenças cardiovasculares

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  de pandemia.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Edição da terceira temporada, a professora:  Adriana Melo,   fala sobre:  doenças cardiovasculares.

Confira

Confira o PodCast.

Olá ouvintes, eu sou Adriana Mello, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA. No episódio do Papo Seguro de hoje vamos falar de um tema muito sério e importante que atinge mais da metade da população do nosso país. Eu estou falando das doenças cardiovasculares. Elas são causas comuns de mortes em todas as regiões brasileiras.

A avaliação do peso do indivíduo e da gordura corporal, dentre outros aspectos, são imprescindíveis para a identificação do risco cardiovascular. Estudos mostram que a obesidade, principalmente o excesso de gordura na região abdominal, está associada ao risco de doenças do coração e dos vasos sanguíneos. Os hábitos alimentares inadequados, por sua vez, podem representar risco para o surgimento dessas doenças, desde que o consumo elevado de alimentos fontes de colesterol e gorduras saturadas, somados ao baixo consumo de fibras, sejam a causa das dislipidemias, obesidade, diabetes e hipertensão. A gordura saturada é aquela que está presente nas carnes, na manteiga, no leite integral, dendê, óleo de coco, etc.

Elas podem elevar o LDL no sangue, que é um tipo de colesterol ruim, e causar doenças. Além desses alimentos, os produtos industrializados, tais como as margarinas, biscoitos, bolos, pastéis, batatas chips e sorvetes cremosos, também podem elevar o LDL e o colesterol total, pois possuem gordura vegetal hidrogenada, ou gordura trans, altamente prejudicial aos vasos sanguíneos.

Por isso, evite esses alimentos e dê preferência às carnes magras, leite e derivados desnatados. Por outro lado, existem as gorduras que são benéficas e protegem contra as doenças cardiovasculares. São as gorduras chamadas poliinsaturadas e monoinsaturadas presentes no azeite de oliva, óleo de canola, girassol, abacate, castanhas, amêndoas, avelãs, nozes e peixes como salmão, atum, cavala, sardinha. Existem outros alimentos que também são benéficos por conterem substâncias protetoras, tais como a goiaba, melancia, tomate, acerola, kiwi, jabuticaba, uva preta, morango, alho, cebola roxa, repolho roxo, berinjela e batata-doce.

Observa-se também que o excesso de sódio tem associação com o desenvolvimento da hipertensão arterial e, portanto, com o maior risco cardiovascular. Por essa razão, modere o sal da sua alimentação, use especiarias secas ou frescas, como manjericão, cúrcuma, noz-moscada, páprica, e os temperos naturais como alho, cebola, tomate, pimentão, cheiro verde. Por fim, é fundamental destacar que a prática simultânea da alimentação saudável e da atividade física é importante na prevenção e controle das doenças cardiovasculares. É isso aí pessoal, espero que tenham gostado das dicas. Um abraço e até o nosso Papo Seguro.

Podcast: Doenças cardiovasculares. 

Produção e voz: Adriana Lima Mello

Colaboração/revisão: Jerusa Santana, Nedja Santos, Lilian Lessa, Valterlinda Oliveira, Valéria Cami

 

 

 

O  Programa Em Sintonia é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 9:55h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe