Papo Seguro: Ansiedade e alimentos ricos em triptofano 03.05

Papo Seguro: Ansiedade e alimentos ricos em triptofano  03.05

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA voltam a partir de hoje a contribuírem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta Quarta edição da Segunda temporada,  a  Professora  Tereza Deiró, nutricionista, professora da Escola de Nutrição e Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UFBA, falou sobre: Ansiedade e alimentos ricos em triptofano – Enfrentando a pandemia com melhora da ansiedade e do humor

Texto na íntegra e podcast do tema.

Olá pessoal! Eu sou Tereza Deiró, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA.  Este é o  Papo Seguro, a nossa conversa semanal sobre alimentação, saúde e nutrição em tempos de pandemia.

Hoje conversaremos sobre Alimentos ricos em triptofano – enfrentando a pandemia com melhora da ansiedade e do humor. Iniciamos nosso podcast de hoje fazendo uma pergunta: Você já ouviu falar na serotonina, substância produzida pelo nosso cérebro? E no triptofano, um aminoácido responsável pela produção de serotonina? Pois bem, a serotonina é um neurotransmissor que tem a função de controlar o nosso humor, a ansiedade, o sono, a memória e a concentração, nos dando uma sensação de prazer e bem-estar.

A serotonina também é uma aliada do nosso sono juntamente com um hormônio chamado melatonina que também é produzida a partir do triptofano. Pessoas que dormem pouco geralmente consomem alimentos com grande quantidade de gordura, açúcar refinado, reduzindo assim os vegetais, e fazendo refeições irregulares. Então, uma alimentação com alimentos ricos em triptofano, ajudará essas pessoas. Se melhoramos nosso humor, e ficamos menos ansiosos também dormimos melhor. Vocês já ouviram falar em crianças hiperativas? Pois é, uma das causas pode ser a baixa ingestão de triptofano. Uma boa ingestão de alimentos ricos em triptofano tem efeito calmante, e fará muito bem a essas crianças.

Vocês sabem onde encontrar o triptofano?  Este aminoácido, entre outros, essenciais na alimentação, são encontrados nos alimentos que você come no dia a dia. Porém, alguns desses alimentos devem ser consumidos em pequenas quantidades, como é o caso do nosso chocolate. Deve-se preferir o chocolate amargo, com quantidade menor de gordura e açúcar. Varios alimentos contêm o triptofano são as castanhas, as sementes (linhaça, abóbora), os peixes, carnes, peru, ovos, nozes, feijões, lentilha, aveia e arroz integral. Dentre estes, destacamos um que temos grande acesso aqui na Bahia que é o nosso cacau, do qual produzimos o chocolate.

Mas, não estamos falando desses achocolatados em pó e dos chocolates cheios de gordura hidrogenada e açúcar refinado, estes, podem provocar obesidade e diabetes, trazendo muitas consequências à saúde. Agora, temos chocolates artesanais e até orgânicos e com 70% ou mais de cacau! Uma pequena porção de 20 a 30g/dia , nos fornece quantidades boas de triptofano. Além deste aminoácido, o cacau também é rico em magnésio, que é um aliado do bom humor.

 

Vamos melhorar nosso consumo de peixes, ovos, arroz integral, aveia, linhaça, castanha de caju? Além de outros alimentos de uma dieta saudável, claro!. Assim, a ansiedade e a depressão vão ficar longe da gente nesses difíceis tempos da Covid19, lembrando que não há alimentos milagrosos! Damos algumas dicas  aqui para você: Não fique longos períodos em jejum e coma 5 castanhas de caju ou 3 castanhas-do-pará, ou 1 banana entre as refeições, são suficientes,. Consuma alimentos leves no jantar, evitando alterações no sono.

Vamos eliminar os refrigerantes do nosso hábito alimentar? Reduza um pouco o café, mas não tire seu café com leite do seu hábito alimentar. Evite bebidas alcoólicas, que podem deixar a pessoa irritadiça e agitada. Adquirindo bons hábitos alimentares e adeus ansiedade e depressão! Por hoje é só pessoal, abraços e até o próximo Papo Seguro.

Podcast 03/05/21: Nutrição e ansiedade 

Por: Tereza Deiró, nutricionista, professora da Escola de Nutrição e Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UFBA, falou sobre: Ansiedade e alimentos ricos em triptofano – Enfrentando a pandemia com melhora da ansiedade e do humor

Colaboração/revisão: Jerusa Mota, Valterlinda Queiroz, Valéria Camilo, Adriana Mello, Lilian Lessa

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  12  – Cultura alimentar 

“Papo Seguro –PODCAST 13  – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos

“Papo Seguro  PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar

“Papo Seguro PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia

Papo Seguro PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos

Papo Seguro PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso

Papo Seguro PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais

Papo Seguro PODCAST 19- Preparações natalinas

Papo Seguro  PODCAST 20 – Segunda temporada: Importância do SUS.

Papo Seguro  PODCAST 21 – Auto conhecimento liberta

Papo Seguro  PODCAST 22- Comer consciente

Papo Seguro  PODCAST 23- Alimentação e ansiedade

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.