Papo Seguro: Autoconhecimento nos liberta!

Papo Seguro: Autoconhecimento nos liberta!

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.Professores da Escola de Nutrição da UFBA voltam a partir de hoje a contribuírem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.Nesta segunda edição da Segunda temporada/2021, o  Professor Clérisson Torres, psicoterapeuta, mestre em educação pela UFBA e especialista em psicologia positiva, a ciência do bem-estar e da felicidade, fala sobre: Autoconhecimento nos liberta!

Texto na íntegra e podcast do tema.

Olá, hoje o nosso papo seguro será sobre autoconhecimento e como este nos liberta! Como você sabe, o papo seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia. Por isso, como psicólogo, gostaria de provocar alguns questionamentos e reflexões. Você sabia que o único conhecimento que não podemos e não devemos desprezar é o conhecimento de si mesmo? Pois é, não PODEMOS porque não dá para evitar, afinal quando o vizinho coloca o som muito alto e me sinto incomodado, não é ele que me irrita, ele apenas me revela que eu AINDA, AINDA… reajo de forma irritadiça. Caramba…, o que isto quer dizer? Você já ouviu falar em: “pega que é seu”? Isto quer dizer, que não é minha esposa que me gera ciúmes, mas é ela que me revela que eu AINDA sinto ciúmes, nervosismo, inveja, raiva, ódio, por exemplo.

Então temos que mudar o foco do outro, para colocá-lo na gente. É claro que as pessoas são, querendo ou não, responsáveis por suas negligências, danos, descuidos ou crimes, mas não há como mudarmos ou exigirmos mudança do outro, porém podemos transformar aquele que está mais próximo da gente, ou seja, nós mesmos. Portanto, se é inevitável, DEVEMOS nos autoconhecer, afinal, só o autoconhecimento verdadeiramente LIBERTA. Liberta-nos de nossos medos, culpas e apegos excessivos (dependências emocionais), produtos da qualidade de nossa natureza (corpo e alma) ainda em evolução, de nossos valores, crenças ou pensamentos que um dia podem ter sidos funcionais, mas que hoje são limitantes. Já dizia o filósofo grego, Epiteto, aliás, grave isso: “não são as coisas que nos acontecem que trazem aflição, mas o modo como as vemos”. Assim, devemos reconfigurar esse modo de ver, de ser e de estar no mundo. Não somos o que pensamos e nem mesmo o que sentimos quando emocionados, somos o SAGRADO que a tudo observa através da CONSCIÊNCIA, sem dizer que é bom ou ruim, sem julgamentos, pela ATENÇÃO PLENA.

Somos seres espirituais vivendo uma experiência humana, logo, somos o grande tesouro a ser descoberto por nós e através dos outros que são nossos espelhos. Ora, para tirar a cortina ou o véu da ilusão das aparências, crenças limitantes, necessitamos da ATENÇÃO para poder questionar nossos pensamentos automáticos inconscientes, para entrar em contato com aquela fonte inesgotável, essencial e sagrada, que como tal, nos dá SERENIDADE e PAZ quando entramos no ESTADO de ser MEDITAÇÃO. Notem… só a ATENÇÃO tem tudo, dá conta de tudo e tira tudo que não importa.  O problema é que não temos regulado a nossa atenção, pulamos de galho em galho, de assunto em assunto, não mantendo a atenção no amigo que fala, na alma que chora ou em nossas crianças interiores que clamam por atenção, por focarmos horas e horas nas mídias sociais, por exemplo, e depois dizemos que não temos tempo para nos autoconhecer e meditar. Eis porque ainda somos escravos de nossas próprias prisões!! Um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Por: Clérisson Torres-Psicoterapeuta, mestre em educação pela UFBA e especialista em psicologia positiva, a ciência do bem-estar e da felicidade. Colaboração: Jerusa Mota, Adriana Mello, Valterlinda, Nedja, Lílian Lessa e Valéria Camilo

Podcast 02/21: Auto conhecimento, liberta! 

 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

 

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores:

“Papo Seguro” –PODCAST 1 – Alimentos saudáveis, nutritivos e de baixo custo 

“Papo Seguro” -PODCAST 2 – Valorizando o comércio local

“Papo Seguro” -PODCAST 3 – Aproveitamento integral dos alimentos

“Papo Seguro” –PODCAST 4 – Alimentos e imunidade

“Papo Seguro” –PODCAST 5 – Entrega em domicílio

“Papo Seguro” –PODCAST 6  – Amamentação e Covid-19  

“Papo Seguro” –PODCAST 7  –  Aproveitamento integral dos alimentos – Parte II 

“Papo Seguro” –PODCAST  8 –  Alimentação escolar em tempos de pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  9  –  Segurança alimentar 

“Papo Seguro” –PODCAST  10  – Guia Alimentar da População Brasileira

“Papo Seguro” –PODCAST  11  – Alimentação da Gestante na pandemia

“Papo Seguro” –PODCAST  12  – Cultura alimentar 

“Papo Seguro –PODCAST 13  – Ocorrência de agrotóxicos nos alimentos

“Papo Seguro  PODCAST 14 – Uso do sal e açúcar

“Papo Seguro PODCAST 15 – Alimentação saudável e atividade física na pandemia

Papo Seguro PODCAST 16 – Descasque mais e desembale menos

Papo Seguro PODCAST 17 – Cuidados na Alimentação do Idoso

Papo Seguro PODCAST 18- PANCs – Plantas alimentícias não convencionais

Papo Seguro PODCAST 19- Preparações natalinas

Papo Seguro  PODCAST 20 – Segunda temporada: Importância do SUS.

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *