Dengue: surto, epidemia, pandemia e endemia; veja qual será se aplica ao Brasil

Durante o surgimento da Covid-19 em 2020 a palavra pandemia ficou muito conhecida. Agora, com a alta de casos de dengue, surgem novos termos, como: epidemia, endemia e surto. Entenda qual a diferença entre os termos.

Surto

O surto é algo localizado. Pode ser um surto de gripe na empresa, surto de catapora em uma creche, por exemplo.

Epidemia

A epidemia ocorre quando temos um aumento inesperado no número de casos de uma doença em uma área geográfica específica. Febre amarela, varíola e dengue são exemplos de epidemias.

Atualmente, alguns estados brasileiros declararam epidemia por causa da dengue. Segundo o Centro de Operações de Emergências do governo federal, seis estados (AC, GO, MG, ES, RJ e SC) e o DF declararam emergência em saúde pública.

Pandemia

A pandemia é uma epidemia que se espalhou por todas as regiões do planeta, afetando muitas pessoas. A exemplo da pandemia de Covid-19 que afetou todos os país.

Endemia

A endemia não está relacionada a quantidade de casos e sim a presença contínua de uma enfermidade ou de um agente infeccioso em uma zona geográfica determinada. A meningite é uma doença endêmica no Brasil, todo ano tem certa quantidade de casos da doença, assim como a tuberculose.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe