Brasil ultrapassa 2 milhões de casos de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de dois milhões de casos de dengue em 2024. De acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, do Ministério da Saúde, até esta quinta-feira, 21 o país registrava 2.010.896 casos prováveis da doença.

Este é o maior número de casos de dengue já registrado no Brasil em um ano, superando 2015, que teve 1.688.688 de casos da arbovirose. Além disso, a atual taxa de letalidade preocupa especialistas, atualmente há registro de 682 mortes confirmadas, outras 1042 estão em investiação. O número pode elevar a taxa de mortalidade de forma relevante.

A alta de casos de dengue neste ano é atípica pelas proporções acima do esperado. A estimativa é que o Brasil registre 4,2 milhões de infecções até o fim do ano. Neste cenário, a Bahia aparece entre os 10 estados com maior coeficiente de dengue no Brasil. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado apresenta 498,9 registros, atrás de Acre, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. Até o momento 11 unidades federativas já declararam estado de emergência.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe