Papo seguro - Cuidados na hora de dormir - Higiene do sono

Papo seguro - Cuidados na hora de dormir - Higiene do sono

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19 .

Nesta edição o tema escolhido é:  Higiene do sono em tempos de pand

Olá pessoal, eu sou Karla Pithon, professora do Curso de Fisioterapia da UESB, campus de Jequié.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre sono. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre Alimentação, Saúde e Nutrição em tempos de pandemia. Os problemas relacionados ao sono são bem comuns em nosso meio. E parece que durante a pandemia, muitas pessoas perderam o sono, alteraram sua rotina e/ou estão com dificuldades de manter um ritmo de sono adequado.

Aí você pode se perguntar: Será que eu posso melhorar a minha qualidade de sono com pequenas mudanças na minha rotina? Hoje daremos algumas sugestões de como melhorar o sono, porém caso você perceba que somente isso não é o suficiente para melhorar suas noites de sono, sugiro que procure um especialista dessa área para verificar junto com você sobre o que está acontecendo. Afinal uma boa noite de sono faz muita diferença na nossa qualidade de vida. FAlaremos sobre Higiene do sono. Isso mesmo que você escutou, assim como temos a higiene corporal, temos também a higiene do sono. A higiene do sono são mudanças ou melhoria dos hábitos e atividades com a intenção de buscar uma noite de sono com maior qualidade.

Tem algumas coisas que nós já sabemos que não devemos fazer, como por exemplo, comer comida pesada próximo ao horário de dormir ou consumir bebidas estimulantes como café e refrigerantes, comer chocolate. Outras coisas ainda são novidades, mas também prejudicam o nosso sono, como por exemplo o uso de celular próximo ao horário de dormir. Você sabia que a claridade da tela do celular pode prejudicar o nosso sono? Por isso, não é indicado ficar mexendo no celular próximo ao horário de dormir. É isso mesmo que você ouviu! E aí?  Você topa fazer um teste? Troque o uso do celular antes de dormir pela leitura de um livro, ou ouça uma música relaxante ou faça a leitura de uma história para seu filho e veja como o sono melhora. Comece fazendo aos poucos, primeiro 20 minutos antes de dormir e vai aumentando o tempo que você fica longe do celular. É um desafio e tanto, não é? Porém é muito provável que seu sono vá melhorar! Agora que você já sabe o que não comer antes de dormir e o que fazer, vamos para uma outra dica interessante. Crie uma rotina de sono. Trago aqui algumas sugestões que você pode testar para verificar se lhe ajudará a dormir. Tome um banho morno e fique num ambiente com pouca luminosidade. Outras dicas são: faça um escalda pés, beba um chá calmante, faça um bordado ou crochê, leia um livro, ou faça uma prática de respiração ou meditação. enfim fazer coisas que vão diminuindo seu ritmo de atividades e verifique se isso funciona para você.  Uma última dica importante é fazer atividade física. A prática regular de exercício físico ajuda você a dormir melhor, porém é comum as pessoas apresentarem piora do sono se os exercícios forem feitos próximos ao horário de dormir. Mas isso é assunto para um outro papo. Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo papo seguro.Confira?

Podcast – Higiene do sono em tempos de pand

Por:  Karla Pithon

Produção: Karla Pithon

Revisão: Adriana Melo, Jerusa Santana, Nedja Santos, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”,

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *