Papo Seguro - Margarina ou manteira? - Por: Valterlinda Oliveira

Papo Seguro - Margarina ou manteira? - Por: Valterlinda Oliveira

Olá! Eu sou Valterlinda Oliveira, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da Ufba.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre margarina e manteiga. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição. E no nosso podcast de hoje vamos saber um pouco mais sobre a margarina e a manteiga.

Muitas pessoas, com o objetivo  de evitar o consumo de colesterol e de  gorduras saturadas, que são encontradas na manteiga, passaram a consumir a margarina como se fosse uma solução saudável. Mas, não é bem assim. Então  vamos conhecer um pouco sobre a margarina e manteiga para saber qual a melhor opção? A manteiga é um alimento que possui na sua composição gorduras saturadas e colesterol e é produzida a partir do creme de leite batido, também chamado de nata do leite. Já a margarina é obtida a partir de óleos vegetais que são ricos em gorduras insaturadas. Porém, no processo de produção da margarina são utilizadas altas temperaturas que modificam as suas estruturas, transformando a gordura saudável em uma não saudável chamada de gordura trans, também conhecida como gordura hidrogenada. A presença da gordura trans contribui para aumentar os níveis de colesterol e triglicerídeos e diminuir o colesterol bom. Por conta dos danos que a gordura trans pode trazer para a saúde, atualmente, grande parte dos fabricantes de margarinas já utilizam gorduras interesterificadas na sua formulação. A associação entre o consumo de manteiga e o aumento do colesterol ainda é polêmica, mas orienta-se que o consumo de manteiga seja moderado. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira a manteiga é produto alimentício extraído de alimentos in natura, no caso o leite, o que leva a um menor processamento na industrialização; comparado à margarina. Então a nossa dica de hoje é que sempre que possível prefira o consumo de manteiga e de forma moderada na sua alimentação. Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Confira o  Podcast desta semana:

Por: Valterlinda Oliveira

Produção: Valterlinda Oliveira

Colaboração: Adriana Mello, Lilian Lessa, Nedja Santos, Valterlinda Oliveira, Valéria Camilo

Podcast: Cultura Alimentar: comida de verdade

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo telefone 3328-7666 e whats app (71) 9-9681-3998. Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira também:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.