Papo Seguro: Chás mitos e verdades

Papo Seguro: Chás mitos e verdades

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus. Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19 .

Nesta edição a  Professora, Jamille Cardoso, fala sobre o assunto: Chás mitos e verdades.

Texto na íntegra e Podcast:  Chás mitos e verdades.

Olá pessoal, eu sou Jamille Cardoso, nutricionista Integrativa. Hoje nosso papo seguro será sobre Chás: mitos e verdades. Como vocês sabem, o Papo seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação, saúde e nutrição em tempos de Pandemia. Será que você sabe o poder de um bom chá? Vem comigo, vamos falar sobre isso agora. Fique ligado, que darei muitas dicas hoje. Consumidos de norte a sul do país de maneiras diversas e em diferentes momentos, os chás são repletos de funções nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o corpo mais forte.

Todo mundo já ouviu sua avó indicar um chá para amenizar alguma dor ou desconforto, elas estavam cobertas de razão. Em tempos de pandemia os chás podem ser ótimos aliados da nossa saúde tanto para prevenir quanto para fortalecer nossa imunidade. Hoje falarei de alguns tipos de chás para vocês.O chá de Alcaçuz, é expectorante, anti-inflamatório das vias aéreas superiores, indicado nas alergias respiratórias, gripes e resfriados.

O chá de eucalipto, com ação expectorante, antitérmico e antisséptico natural. Serve para higienizar diferentes áreas do corpo e desinfetar machucados.O chá de Espinheira Santa, que é antibacteriano, analgésico e digestivo., atua em inflamação de bexiga, febres intestinais, infecções estomacais, para tratamento de úlceras gastroduodenais, gastrites e dispepsia.

O chá de unha de gato, que é anti-inflamatório, antioxidante e antiviral, fortalece, o sistema imunológico, ameniza problemas de gota e artrite, ajuda na limpeza intestinal e alivia dores diversas.O chá de mulungu, que é bom para a ansiedade, palpitações, abaixa a pressão, melhora insônia e tem efeito sedativo leve.Importante se atentar a algumas dicas, a erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado, mesmo que tenham os mesmos nomes. Importante também ter cautela com o uso de algumas ervas e com o excesso, pois, pode existir alguma integração com outros medicamentos que a pessoa use, podendo potencializar o efeito do remédio ou diminuir o efeito.

Vamos aprender como preparar um delicioso chá? Para preparar seu chá você precisa colocar 1 litro de água para ferver, após levantar fervura, desligar o fogo e acrescentar 1 colher de sopa da erva, tampar e deixar nessa infusão por 5 minutos.

Então ficamos por aqui, não deixe de nos acompanhar nesse canal, um abraço e até o próximo papo seguro.

Podcast – Chás mitos e verdades

Por: Jamille Cardoso

PRODUÇÃO: Jamille Cardoso

REVISÃO: Adriana Melo, Jerusa Santana, Nedja Santos, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *