Estudo: café e chá podem reduzir o risco de morte precoce em adultos com diabetes

Novo estudo liderado por Qi Sun, professor associado de nutrição e epidemiologia na Escola de Saúde Pública Harvard T.H.Chan, em Boston, nos Estados Unidos, revela que pessoas com diabetes tipo 2, que bebem mais café, chá ou água pura pode reduzir o risco de morte prematura por qualquer causa em cerca de 25%.

Contudo, beber mais bebidas açucaradas aumenta o risco de doenças cardíacas em 25% e o risco de morrer de ataque cardíaco ou outro evento cardiovascular em 29%. A pesquisa mostrou que a doença cardiovascular é a causa mais comum de morte para pessoas com diabetes tipo 2.

“Certas bebidas são absolutamente mais benéficas do que outras, dependendo do tipo de bebida que você está comparando”, disse o autor do estudo. Dessa forma, “com base em nosso estudo, eu classificaria café preto, chá sem açúcar e água pura em relação ao leite com baixo teor de gordura, suco de frutas ou bebidas adoçadas artificialmente”, disse ele. “Bebidas adoçadas com açúcar, como refrigerantes de cola, sucos de frutas com alto teor de açúcar e leite integral com alto teor de gordura saturada são fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares prematuras”.

O estudo, publicado na revista científica BMJ, analisou os dados dietéticos de quase 15.500 adultos com diagnóstico de diabetes tipo 2 que faziam parte do Nurses’ Health Study e do Health Professionals Follow-Up Study nos Estados Unidos.

Assim, quase 75% dos entrevistados nos estudos eram mulheres com idade média de 61 anos. A cada dois a quatro anos, por uma média de 18 anos, os participantes responderam a perguntas a respeito do consumo de oito tipos diferentes de bebidas – adoçadas artificialmente, café, suco de frutas, leite com baixo teor de gordura e integral, água pura, chá e bebidas açucaradas.

De acordo com a análise, pessoas que tomavam mais bebidas adoçadas com açúcar tinham um risco 20% maior de morte por qualquer causa em comparação com aquelas que consumiam menos. Morrer de um evento cardiovascular, como um ataque cardíaco, aumentou 29%, segundo o estudo. O risco de morte precoce aumentou 8% para cada porção adicional por dia.

Consumir grandes quantidades de café, chá, água e leite com baixo teor de gordura, por outro lado, foi associado a menor mortalidade quando comparado a beber uma quantidade baixa, de acordo com o estudo. Houve um risco 26% menor de morte precoce associado ao consumo de café, 21% para chá, 23% para água pura e 12% para leite com baixo teor de gordura.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe