Uma jovem de 18 anos, Dâmilly Beatriz da Graça, de Blumenau, em Santa Catarina, morreu na segunda-feira (12) após complicações causadas pela infecção por uma bactéria resistente chamada Staphylococcus aureus.
O microrganismo, pode estar presente na pele e em outras partes do organismo humano. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) a é um dos agentes causadores de doença mais importantes no contexto da pediatria. Em 2019, o neto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) morreu devido a um quadro de infecção generalizada ocasionado pela mesma bactéria.
Daniela Veiga, mãe da jovem relatou o caso em redes sociais. “A minha filha foi atingida por uma bactéria extremamente agressiva e de difícil reversão (Staphylococcus aureus MRSA). O ponto de entrada da bactéria foi uma acne que ela tinha no rosto. Essa bactéria gerou uma infecção generalizada e ocasionou falência múltipla dos órgãos”, disse Daniela.
Indivíduos de todas as faixas etárias podem sofrer pela bactéria Staphylococcus aureus, com ênfase para as crianças com idade inferior a cinco anos ou em condições específicas, como diabetes, insuficiência renal, insuficiência hepática, desnutrição grave, fibrose cística, além de usuários de droga e pessoas com Aids (síndrome da imunodeficiência adquirida).