Portal Saúde no Ar

 

EUA: casos de HIV caem entre jovens nos EUA

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) do EUA, as  novas infecções anuais por HIV no país apresentaram uma queda de 12% em 2021 em comparação com 2017. Os índices caíram de cerca de 36,5 mil casos para 32,1 mil.

De acordo com o CDC, o declínio ocorreu por uma redução de 34% nas infecções entre jovens de 13 a 24 anos. Principalmente entre homens gays e bissexuais.

Os dados do centro revelam que as últimas estimativas do CDC, as infecções anuais por HIV caíram de 9.300 em 2017 para 6.100 em 2021 nesta faixa etária. O declínio entre jovens gays e bissexuais impulsionou a tendência, caindo de cerca de 7.400 infecções para cerca de 4.900 durante o período.

Assim, o alcance aprimorado dos testes de HIV, tratamento e profilaxia pré-exposição (PrEP) contribuíram para o progresso na prevenção entre jovens gays e bissexuais.

A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é indicada para pessoas que não vivem com o HIV. A utilização diária de uma combinação de dois medicamentos antirretrovirais (tenofovir + entricitabina). Eles apresentam composição similar aos utilizados no tratamento do vírus, reduz em mais de 90% as chances de uma pessoa se infectar quando exposta ao HIV.

Grupos étnicos

De acordo com o CDC as estratégias de prevenção como a PrEP e a adesão ao tratamento melhoraram, embora haja uma limitação dos ganhos entre negros, hispânicos e latinos.

A queda nas infecções anuais entre os jovens gays e bissexuais apresentou diferenças entre os grupos raciais e étnicos. Os declínios foram menores entre os jovens negros, hispânicos e latinos gays e bissexuais do que entre os pares de idade e sexualidade brancos.

Entre os principais indicadores de prevenção do HIV, a melhoria mais significativa ocorreu no uso da PrEP, segundo o CDC. Em 2021, cerca de 30% das 1,2 milhão de pessoas que poderiam se beneficiar da PrEP a receberam – em 2017 o índice esteve em 13%.

Mais pessoas com HIV estavam cientes de seu status em 2021 do que em 2017, com um aumento de 86% para 87%. A parcela de pessoas com diagnóstico de HIV que tiveram supressão viral devido ao tratamento eficaz, passando de 63% para 66%.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe