Papo seguro: Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares- Carina Marcia -Ent.

Papo seguro: Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares- Carina Marcia -Ent.
.

Transtornos do comportamento alimentar é um tema que merece atenção especial pois os transtornos alimentares são quadros psiquiátricos caracterizados por profundas alterações no comportamento alimentar, como a redução extrema ou consumo excessivo de alimentos, disfunções no controle do peso e na forma corporal, que levam a sérios prejuízos clínicos, psicológicos e de convívio social.

As duas principais manifestações de transtorno alimentar são a Bulimia e Anorexia Nervosa.

.

A Bulimia Nervosa é caracterizada por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios como, por exemplo, a provocação de vômitos, além da prática de atividade física até a exaustão, fazer jejum e uso de laxantes e diuréticos, como forma de se livrar das calorias ingeridas a qualquer custo. Esse tipo de distúrbio provoca uma série de consequências negativas ao corpo como refluxo gástrico, inflamação crônica de garganta, desgaste do esmalte dentário e dentes sensíveis, além de irritação intestinal pelo uso crônico de laxantes.

Quanto à anorexia nervosa, sua característica principal é a perda excessiva e

.

intencional de peso, que leva a um intenso emagrecimento. O indivíduo tem preocupação exagerada com o peso corporal. A pessoa se olha no espelho e, embora esteja extremamente magra, se enxerga obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, recusa em participar das refeições familiares, fazem jejum intermináveis ou reduzem drasticamente a quantidade de alimentos por dia, além do uso indiscriminado de laxantes e diuréticos.

Esse tipo de comportamento pode levar a desnutrição, anemia, hipotermia, inibição do ciclo menstrual e gastrite. Uma vez identificado o transtorno alimentar, portadores de bulimia ou anorexia  precisam de acompanhamento de uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais especializados, como clínico, psiquiatra, psicólogo e nutricionista, além da participação da família, pois ele precisa sentir que não está sozinho!

O assunto foi tema do Programas Excelsior Saúde desta segunda-feira -feira, (27.09) que apresentou o tema:  Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares dentro do Quadro Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia, uma parceria de cooperação técnica entre a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.  Professores da Escola de Nutrição da UFBA  contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação ,nutrição e saúde

A conversa foi entre  Patricia Tosta e Carina Marcia Magalhães Nepomuceno, Psicóloga formada pela Faculdade Ruy Barbosa, especialista e Terapia Cognitivo-Comportamental pela FACCAT, Mestra em Alimentos, Nutrição e saúde, Atua como Psicológa Clínica e professora do curso de Psicologia na Unime Lauro de Freitas. Pesquisadora no projeto Co-Casa, sobre comportamento, que falou sobre: Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares

 

Entrevista: Papo Seguro:  27.09.21 -Aspectos psicológicos dos transtornos alimentares

Por: Carina Marcia Magalhães Nepomuceno,

Psicóloga, mestra em Alimentos, Nutrição e saúde.

 

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Ouça a entrevista:

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira  as edições anteriores: Papo Seguro

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *