Papo Seguro - Gengibre - Jerusa Santana

Papo Seguro - Gengibre - Jerusa Santana

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Durante os meses agosto/setembro vamos tratar sobre o tema condimentos e especiarias,   iniciando uma série sobre esse tema. Cada semana falaremos de uma especiaria até o dia 20/09.

Nesta edição a  Professora, Jerusa Santana, fala sobre o assunto: Uso culinário e benefícios do gengibre

Texto na íntegra e Podcast    

Olá! Eu sou Jerusa Santana, nutricionista e professora do CCS/ UFRB. Hoje o nosso Papo Seguro é da série sobre condimentos.

Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia. E hoje o nosso papo será sobre a utilização do gengibre na alimentação e os benefícios que ele traz para nossa saúde. Pois é… O gengibre é um superalimento e vamos aprender a incluí-lo no nosso cardápio diário. O gengibre pode ser comercializado fresco, em conserva ou em pó, e serve como matéria prima para fabricação de perfumes, produtos de confeitaria como pães, bolos e biscoitos, além de geleias e bebidas.

Com seu sabor picante e aroma forte se tornou muito apreciado na culinária de várias partes do mundo, sendo utilizado no preparo de condimentos como o curry, no tradicional quentão, presente nas festas juninas no Brasil, na produção de cervejas na Alemanha e na Jamaica e também na forma de conservas. Na nossa culinária baiana, esta especiaria não pode faltar em preparações como o vatapá, o xinxim e no acarajé e também tem sido muito utilizados em sucos verdes e outros tipos dando um sabor agradável e refrescante. Além da culinária, o gengibre é utilizado em práticas medicinais populares; quem nunca mascou um pedaço de gengibre para melhorar a dor de garganta ou o enjôo ou tomou um chá com gengibre durante um resfriado?

Algumas de suas propriedades comprovadas são suas ações anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante, e na sua composição tem a presença de vitaminas e minerais importantes para fortalecimento do sistema imunológico e manutenção da boa saúde, importante nesse período de pandemia.

Depois de tudo o que vimos sobre o gengibre, vamos aprender agora uma receita de molho de salada utilizando essa especiaria?

Os ingredientes são: 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de mostarda, suco de  meio limão, 2 colheres de chá de gengibre ralado, 2 colheres de sopa de água e azeite de oliva  a gosto. Agora é só misturar todos os ingredientes e pronto! É só saborear, e não precisa acrescentar sal! Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

 Então é isso pessoal, não deixem de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

 

Podcast – Uso culinário e benefícios do gengibre

Por: Jerusa Santana,

PRODUÇÃO: Jerusa Santana, Daniela Daltro, Girlane Mascarenhas, Joice Pinheiro, Laísa da Silva e Thuane Policarpo

REVISÃO: Lílian, Larissa, Joseni e Kênnya

 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *