Papo Seguro - Série condimentos - Canela

Papo Seguro - Série condimentos - Canela

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Durante os meses agosto/setembro vamos tratar sobre o tema condimentos e especiarias,   iniciando uma série sobre esse tema. Cada semana falaremos de uma especiaria até o dia 20/09.

Nesta edição a  Professora, Nedja Santos, fala sobre o assunto: Uso culinário e benefícios da Canela

Texto na íntegra e Podcast    

Olá! Eu sou Nedja Santos, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre a CANELA. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre saúde e nutrição em tempos de pandemia.

A Canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna de vários tipos de árvores do género Cinnamomum.  Ela pode ser consumida por pessoas de qualquer faixa etária, porém, mulheres grávidas só devem utilizar com orinetação do médico ou nutricionista, porque pode aumentar as contrações uterinas, podendo ocasionar aborto se usada em grande quantidade. Pessoas com doenças renais também têm que ter cuidado e consultar um profissional de saúde para segurança em seu uso.

A canela tem propriedades importantes como o combate a fungos e bactérias além de sua ação anti-inflamatória. Além disso, a canela ajuda na digestão, contribuindo com a redução de gases. Já se sabe também que a canela pode contribuir para a redução do açúcar no sangue e controlando a pressão arterial alta.

Por fim, a canela ajuda também no controle de infecções das vias respiratórias graças a seu efeito como expectorante natural; mas essa propriedade a sabedoria popular já reconhece há muito tempo, afinal, quem nunca tomou um chazinho de limão com canela quando estava gripado?

e modo geral as preparações com canela são saborosas e bem populares, como por exemplo bolinho de chuva, canjicas e mingaus, além de  bolos, como o de banana com aveia e canela que é uma preparação simples e nutritiva

 

 

Bolo de Banana com aveia:

Ingredientes:  2 bananas da prata amassadas, 2 ovos, 1 xícara de chá de açúcar, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de canela em pó, ½ xícara de chá de óleo, 1 xícara de chá de leite, 1 e ½ xícara de farinha de trigo, 1 xícara de farinha de aveia e 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de fazer: Misture todos os ingredientes em uma tigela até obter uma massa lisa, coloque em uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Prepare essa delícia saudável para toda a família.

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

 Então é isso pessoal, não deixem de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Podcast – Uso culinário e benefícios da Canela

Por: Nedja Santos

PRODUÇÃO (INTEGRANTES DA EQUIPE): Everton Silva, Manuela Farias e Thiago Neiva

REVISÃO: Lílian, Larissa, Joseni e Kênnya, Nedja, Valterlinda, Adriana, Valéria, Jerus

 

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *