Papo Seguro: Condimento e especiarias - Cravo-da-índia -Por Valéria Camilo - UFRB.

Papo Seguro: Condimento e especiarias - Cravo-da-índia -Por Valéria Camilo - UFRB.

 Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Durante os meses agosto/setembro vamos tratar sobre o tema condimentos e especiarias,   iniciando uma série sobre esse tema. Cada semana falaremos de uma especiaria até o dia 20/09.

Nesta edição, a  Professora, Valéria Camilo – UFRB, fala sobre o assunto: Uso culinário e benefícios do Cravo-da-índia: botão floral de valor, sabor e aroma 

Texto na íntegra e Podcast    

 Olá! Eu sou Valeria Camilo, nutricionista e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.   Hoje nosso Papo Seguro será sobre o Cravo-da-índia. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação, nutrição e saúde em tempos de pandemia.

 O cravo da índia é famoso por sua utilidade culinária e também na medicina popular, sendo que sua utilização  vem de muitos anos. O mesmo auxilia na digestão e possui propriedades aromáticas, estimulantes e antissépticas, além de agir no controle de bactérias, fungos e parasitas. Ajuda também no funcionamento do aparelho digestivo com atuação benéfica sobre a dificuldade de digestão e a irritação do estômago. Na culinária, a especiaria é usada principalmente em sobremesas, como doces caseiros de abóbora, mamão verde, casca de laranja, na canjica de milho e arroz doce, conferindo cheiro e sabor específico às preparações e também em preparações salgadas, porém deve-se ter cuidado na quantidade utilizada pois ele tem sabor e aroma muito fortes, podendo mascarar o sabor de outros temperos e ingredientes.

Na culinária indiana dá cheiro a preparações à base de carne de boi e de porco.

Combina com legumes como a batata doce, beterraba, cenoura e abóbora e é usado também para temperar o presunto juntamente com o mel em preparações na ceia de natal.

Venham comigo! Vamos te ensinar uma receita de arroz doce saudável e nutritivo! Coloque em uma panela 01 xícara de arroz lavado, 03 xícaras de água filtrada, 06 cravos, 02 canelas em pau e a casca ralada de 01 limão para cozinhar em fogo baixo. Quando a água secar e o arroz estiver macio, acrescente 04 xícaras de leite e 1⁄2 xícara de açúcar e continue mexendo até a mistura engrossar e ficar com uma textura cremosa. Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Polvilhe canela em pó para finalizar.

Além de receitas doces, o cravo pode ser utilizado como condimento para dar cheiro a receitas como na cebola piqué.

Esse condimento é preparado adicionando cravo e folhas de louro em uma cebola crua. Essa Cebola pode ser usada em molhos, sopas e caldos de carnes, dando cheiro característico do cravo às preparações e ajudando a amaciar. Isso mesmo!

A segunda dica refere-se ao momento de comprar o cravo, dê preferência a comprar o inteiro e escolha aqueles com a bolinha da ponta e sem pedaços pequenos ou partidos, evitando comprar o pó, pois perde seu sabor e cheiro mais rápido.

Então é isso pessoal, não deixem de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo Papo Seguro.

Podcast – Uso culinário e benefícios do Cravo-da-índia: botão floral de valor, sabor e aroma

Por: Valéria Camilo – UFRB.

PRODUÇÃO (INTEGRANTES DA EQUIPE): Isabela Araújo, Lara Carise e Luiz Alberto

REVISÃO: Lílian, Larissa, Joseni e Kênnya, Valéria

 

Ouça:

 

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.