Papo Seguro: Autocuidado

Papo Seguro: Autocuidado

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta  edição, a  Professora Juliana Costa, fala sobre: Autocuidado

Texto na íntegra e podcast do tema. Auto cuidado e consciência .

Olá! Eu sou Juliana Costa, educadora e especialista em Consciência e Educação.

Muito tem se falado sobre autocuidado e hoje viemos trazer uma contribuição em forma de alerta sobre esse tema. Nós conhecemos durante a nossa vida diversos aspectos do cuidar. Seja em nossas casas, por meio do que a mídia nos apresenta, ou mesmo por observarmos situações cotidianas, sejam elas distantes ou próximas de nós, isso porque em todas as relações o cuidado está presente, no entanto, a forma como ele é apresentado nos leva a entender não só os diversos tipos de cuidado, mas também diferentes resultados a partir daí. O cuidado com o que falamos, por exemplo, nos leva a escolher melhor nossas palavras.

O cuidado com o que comemos pode nos oportunizar uma alimentação saudável. O cuidado para não nos machucarmos em nossos relacionamentos nos leva a prestar mais atenção ao que buscamos em nossas relações, e assim por diante… Às vezes, no entanto, nos preocupamos com algumas coisas pensando nas consequências (geralmente negativas) que vão acontecer, mas essa preocupação, se não for moderada, pode nos distanciar do melhor a ser feito, isso porque, quando preocupados, damos atenção apenas ao problema, e não refletimos para as possíveis soluções. Por exemplo, ao invés de ficar só preocupada com o gás que aumentou de preço, posso procurar aprender a comer utilizando menos alimentos cozidos, ou como cozinhar por menos tempo, ou como fazer dois alimentos numa mesma panela… afinal, nós temos várias maneiras de ajudar as situações a melhorarem… E isso só pode partir do cuidado com nós mesmos.

Como estamos nos cuidando? Ainda mais nesse tempo, diante de tanta exigência e dificuldades por conta da pandemia… Em certos momentos, quando nos deparamos com essas dificuldades, a primeira coisa que deixamos de lado é o cuidado com nós mesmos, dizendo não termos tempo para isso, ou que precisamos dar atenção ao trabalho para botar comida na mesa, ou aos filhos, companheiros e companheiras, mães, pais ou mesmo bichos de estimação.

 

Mas você já parou pra pensar que, independente do motivo que encontramos, ao deixarmos de cuidar de nós mesmos deixamos também de ter força suficiente para garantir a comida na mesa, a saúde do próximo e outras coisas com as quais hoje nos sentimos pressionados? Por isso mesmo cabe deixarmos aqui o nosso alerta: vamos nos cuidar um pouco mais a cada dia, até que isso se torne algo fundamental em nosso dia a dia! Assim conseguiremos atingir o tal do autocuidado – o cuidado que, de dentro pra fora, nos faz mais fortes a cada dia! Esse é nosso convite para você!

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o nosso próximo encontro.

 

Podcast: 14/06/21:  Autocuidado

Por: Juliana Costa

Colaboração/revisão: Jerusa Santana, Adriana Mello, Valterlinda Oliveira, Nedja Santos e Valéria Camilo

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

 

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *