Tem como limpar os "venenos" dos alimentos ?

Tem como limpar os "venenos" dos  alimentos ?

pesticidas_dicas_online-1-758x396

Com o uso abusivo de agrotóxicos em diversos tipos de cultura, como mostra os dados de 2013 do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos (PARA), é possível verificar a contaminação em diversos tipos de alimentos que consumimos no nosso dia a dia. Infelizmente não há uso seguro dos agrotóxicos (veja o vídeo <https://www.youtube.com/watch?time_continue=619&v=HVdZV4JaKAs>) e nem métodos 100% eficazes na retirada de agrotóxicos dos alimentos. 

Os agrotóxicos são utilizados várias vezes nos plantios, e infelizmente a contaminação não fica apenas no exterior do alimento, alguns autores acredita que o agrotóxico se insere no DNA da planta e consequentemente há contaminação no meio interior também. Sendo assim, os métodos utilizados para remoção de agrotóxicos não são tão eficazes quanto parece. Alguns profissionais acreditam que a utilização de bicarbonato de sódio em determinado tempo nos alimentos, pode reduzir a contaminação, no entanto ainda não existe consenso e necessita de mais estudos com a imensidão de diferentes tipos de agrotóxicos para confirmar ou não sua efetividade, outros “blogueiros” com pouco embasamento científico indicam até o Vinagre, no entanto o vinagre e hipoclorito de sódio são apenas para lavagem dos vegetais com o objetivo de retirar possíveis microrganismos e parasitas, ou seja, são utilizados para extermínio de contaminação biológica, já a contaminação por agrotóxicos se caracteriza como uma contaminação química, e infelizmente mais difícil de eliminar.

Mas e aí, só temos esta opção de compra dos alimentos?

Claro que não, existem produtores que não utilizam os agrotóxicos em seus plantios, optando por uma produção sustentável e colhendo frutos mais seguros do ponto de vista toxicológico, sendo a produção orgânica e de base agroecológica fundamental para a produção sustentável de alimentos saudáveis e aliando o desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais. (http://www.agroecologia.org.br/files/2017/09/144174_politica-nacional_WEB.pdf). 

Alguns questionam os preços altíssimos dos orgânicos em supermercados, e com razão. Mas há outras formas de adquirir produtos livres de agrotóxicos e com preços mais acessíveis, são as feiras agroecológicas, que podem ser encontradas em diversos endereços em Salvador e região metropolitana. Com a ferramenta elaborada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) ficou mais fácil de encontrar a feira mais próxima do seu bairro. (https://feirasorganicas.org.br/cidade/salvador-ba/). Sendo assim a dica é: ao invés de tentar retirar agrotóxicos dos alimentos, melhor não colocá-los nos alimentos.

 

Denise Braga DouradoDurante o mês de abril/2018 a nutricionista, Denise Braga Dourado, assina a coluna Alimentação e também contribue com o quadro "Comer e ser" veiculado às segundas-feiras no Progarama Saúde no Ar na, Rádio Excelsior AM 840, tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

 

 

Excola de nutrição ufbaDesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e Saúde no Ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Profa.Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa. Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 9 9681-3998. Toda contribuição será bem vinda.

 

Ouça o comentário de Denise Dourado sobre os "venenos" nos alimentos :

Leia mais:

Agrotóxicos X Saúde Humana

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *