Mutirão de transplantes de córnea

Nesta sexta-feira (15), o Hospital Humberto Castro Lima, realizará um mutirão de transplantes de córnea, ação que integra a campanha “Rumo à Fila Zero”, em parceria com o Banco de Olhos da Bahia. Todos os pacientes já estavam cadastrados na lista de espera pelos órgãos. A cirurgia de transplante de córneas é de curta duração, sendo realizada em até duas horas e o paciente tem previsão de alta no mesmo dia.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a fila de espera pelo órgão na Bahia é de pouco mais de 700 pessoas. Em abril de 2017, quando a campanha “Rumo Fila Zero” foi lançada, os números ultrapassavam 1.300 pacientes. Ainda, segundo o MS, até maio deste ano, pouco mais de 9 mil pessoas aguardavam o transplante em todo o Brasil.

Além do mutirão, o HHCL vem atuando ativamente em parceria com o Banco de Olhos por meio de ações de conscientização com palestras e informativos direcionados à comunidade de colaboradores e pacientes do hospital, sempre destacando a importância tanto de se tornar um doador, quanto a sua família aceitar e autorizar a doação.

O Transplante

A córnea é um tecido transparente, fino e resistente localizado na parte anterior do olho. Ela tem como funções principais transmitir luz; proteger o olho, funcionando como uma barreira para agentes externos, além de ser responsável refração, ou seja, o grau de visão do indivíduo. O transplante de córneas é indicado quando há perda na transparência da córnea ou deformidade em sua curvatura (é a curvatura que define o grau de visão do paciente).

Redação Saúde no Ar

Fonte: assessoria/HHCL

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.