Papo seguro: Tenho covid-19 posso amamentar? Por Jerusa Santana

Papo seguro: Tenho covid-19 posso amamentar? Por Jerusa Santana

Numa parceria de cooperação técnica entre  a Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia, Programa Excelsior Saúde e o Portal Saúde no ar, apresentamos mais uma temporada do Quadro: Papo Seguro: diálogos sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia.

Uma forma de interação de maneira mais próxima e imediata com a população em geral, buscando fornecer informações seguras e orientações nutricionais em tempos  do Novo Coronavírus.

Professores da Escola de Nutrição da UFBA contribuem semanalmente com conteúdos inéditos, apresentando  temas sobre alimentação e nutrição durante a pandemia da Covid-19.

Nesta  edição, a  Professora, Jerusa Santana e Nedja Santos,  fala sobre: Tenho covid-19 posso amamentar?

Texto na íntegra e Podcast n.11-Tenho covid-19 posso amamentar?  

Olá pessoal, eu sou Jerusa Santana, nutricionista e professora da Escola de Nutrição da UFBA.  Hoje nosso Papo Seguro será sobre Amamentação e COVID-19”. Como vocês sabem, o Papo Seguro é nossa conversa semanal sobre alimentação e nutrição em tempos de pandemia. Será que a mãe que está com COVID-19 pode amamentar? Vem comigo, vamos falar sobre isso agora! Ah, e se você acha que por não ser mulher ou não estar amamentando esse papo não é contigo? Então você se enganou, porque aleitamento materno é assunto pra família toda. Fique ligado, e apoie uma mulher que está amamentando que precisa de ajuda.

Estamos no “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo ao aleitamento materno. Chamamos de dourado porque o leite materno é considerado alimento de ouro para a saúde dos bebês e para saúde materna! Pois é…. Ouro! E você sabe por que? Por que o leite materno é um alimento que contém todos nutrientes importantes para crescimento e desenvolvimento do bebê e por isso ele sozinho até o sexto mês de vida  oferece todos os nutrientes que a criança  precisa e a partir do sexto mês até dois anos de vida ou mais, o leite materno deve ser oferecido juntamente com outros  alimentos do dia a dia da família como o arroz, feijão, carne, ovo, frango, peixe, frutas e hortaliças.

Além da nutrição, a amamentação aumenta os laços de afeto entre mãe e filho, “é de graça” rápido, prático, deixa o corpo da criança mais forte para combater as doenças e ainda evita doenças na vida adulta como obesidade, diabetes e hipertensão doenças do coração. Mas se a mãe tiver uma doença como a COVID-19 será que pode amamentar? A resposta é sim! Como falamos anteriormente, os benefícios do aleitamento materno são maiores do que o risco de contaminação da covid-19 de mãe para filho e além disso, até o momento ainda não há comprovação de contaminação da criança por meio do leite materno, mas a mãe que amamenta precisa tomar alguns cuidados de higiene para amamentar com segurança. São eles: lavar as mãos com água e sabão antes e após contato com o bebê, utilizar máscara cobrindo adequadamente a boca e o nariz, evitar falar e tossir durante a amamentação e pedir que outra pessoa realize os cuidados com o bebê (troca de fralda, banho, sono). Viu você que toda família pode ajudar na amamentação?

Então, é isso pessoal, o leite materno é um alimento sagrado e natural, não existe leite materno fraco, acredite! o leite que a mulher produz é suficiente para criança e quanto mais a mãe amamenta mais leite é produzido. Amamentar é um ato de amor!  Ah, não esqueça de tomar bastante água durante o dia. Mas, esse é tema para outro papo!

Não deixe de nos acompanhar nesse canal; um abraço e até o próximo papo seguro.

 

Podcast n.11-Tenho covid-19 posso amamentar

Por: Jerusa Santana e Nedja Santos

Colaboração/revisão: Adriana Melo, Nedja Santos, Valterlinda Queiroz, Lílian Lessa, Valeria Camilo

 

Ouça:

O  Excelsior Saúde é exibido de segunda à sexta-feira, das 9 às 10h, com transmissão pelas Rádios Excelsior AM 840 e Saúde no ar (web). Acompanhe pelo site: https://redeexcelsior.com.br ou pelo aplicativo Rádio Saúde no Ar. Participação pelo  whats app (71) 9-9681-3998.

Acompanhe também os conteúdos no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

Confira todas as edições anteriores acessando esse link: Edições Papo Seguro

Entrevistas do Papo seguro:

Entrevista 1 – Nutrição em tempos de pandemia

Entrevista 2 – Nutrição e imunidade 

Entrevista 3 – Aproveitamento integral dos alimentos 

Entrevista 4 – Alimentação e nutrição na infância 

Entrevista 5-  Preparos Saudáveis 

Entrevista 6- Comer consciente

Entrevista 7 – Alimentação e ansiedade

Entrevista 8 – Alimentos juninos

Sobre a ENUFBA

A Escola de Nutrição da Universidade Federal da Bahia (ENUFBA) foi criada em 28 de maio de 1956, sendo o primeiro curso de bacharelado em Nutrição da região nordeste do país e o quarto do Brasil. Em 2009, foi criado o bacharelado em Gastronomia. A ENUFBA mantém desde a sua criação a missão de formar profissionais tecnicamente qualificados, capazes de refletir criticamente sobre as necessidades da sociedade brasileira e atuar profissionalmente de modo orientado pela ética e compromisso social da profissão. A ENUFBa tem como destaque o desenvolvimento de atividades interdisciplinares integrando ensino, pesquisa e extensão.Professores da ENUFBa, estarão toda segunda no quadro “Papo seguro”, dialogando sobre alimentação e nutrição diante da Covid-19.

Acompanhe também os conteúdos toda segunda aqui no no portal: https://www.portalsaudenoar.com.br/.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.