Livro que purifica água é criado por cientistas

Livro que purifica água é criado por cientistas

livroUm livro capaz de purificar a água contaminada por bactérias, foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores. A iniciativa  visa o combate do alto índice de insalubridade da água consumida em comunidades de países pobres, principalmente na África e na Ásia. O estudo foi apresentado no 250º Encontro da Sociedade Americana de Química, em Boston, nos Estados Unidos.

Resultados de testes, apontam que as páginas do “livro potável” – nome dado a invenção –  já eliminaram 99% das bactérias existentes em amostras de 25 fontes de água contaminada da África do Sul, Gana e Bangladesh. Segundo a pesquisa, a purificação é possível graças a partículas de prata e cobre presentes no papel, que livram a água de bactérias.

Testes preliminares foram feitos em Bangladesh, onde os cientistas utilizaram algumas páginas para filtra a água que era despejada em um “Kolshi”, recipiente de armazenamento comum no local.

Para utilizar o produto, é necessário apenas destacar uma folha, colocar em algum tipo de suporte e derramar a água sobre livro – o manuseio é similar ao processo de fazer um café manualmente. As instruções de como manusear o filtro, estão impressas no próprio produto.

De acordo com o estudo, cerca de 100 litros de água, pode ser filtrada em apenas uma página livro. Já todo o livro potável tem a capacidade de purificar a quantidade de água consumida por uma pessoa durante quatro anos. Apesar da capacidade na eliminação das bactérias, ainda não resultado sobre a eficácia do livro para eliminar protozoários e vírus – também considerados outros agentes de contaminação.

Agora, o próximo passo do estudo, será testar amplamente o uso do livro junto às populações locais.

Fonte: O Globo

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *