Nova lente promete visão perfeita para o resto da vida

Nova lente promete visão perfeita para o resto da vida

cirurgia-ocularUma lente que, ao ser implantada cirurgicamente num procedimento de oito minutos, dará ao paciente visão “três vezes melhor que 20/20” para o resto da vida é a aposta da empresa Ocumetrics Technology Corp. Segundo o CEO (Chief Executive Officer) da empresa, Garth Webb, a implantação das lentes, chamadas de “Ocumetric Bionic Lens”, eliminaria permanentemente a necessidade de se utilizar outras lentes de contato ou óculos.

Mais do que isso, o procedimento também impediria o desenvolvimento de catarata nos olhos dos pacientes. Garth Webb conta que as lentes foram desenvolvidas ao longo de oito anos de pesquisa e tiveram mais de US$ 3 milhões em investimento.

Sem anestesia

A lente, segundo Webb, pode ser implantada em um procedimento “indolor” de aproximadamente oito minutos, que não exigiria anestesia ou internação. Ela é injetada em solução salina nos olhos do paciente, dobrada ao meio, através de uma incisão de menos de 3 milímetros, e em menos de 10 segundos se desdobra e corrige a visão.

A cirurgia envolve a remoção das lentes naturais dos olhos do paciente e substituí-las por outra mais durável,  é semelhante à operação de catarata, pois na cirurgia de catarata, e como ela não se desgasta nem se torna opaca com o tempo, o paciente não poderia desenvolver a doença após a operação.

Faltam os testes
Porém, a novidade ainda não passou por testes clínicos. Webb diz ter mostrado sua invenção a 14 oftalmologistas em abril, durante a World Cornea Congress em San Diego, e que eles ficaram impressionados e se disponibilizaram a ajudar em testes futuros.

Webb pretende primeiramente testar as lentes em animais e em pessoas cegas e, em seguida, buscar a aprovação das autoridades competentes no Canadá e em outros países. O prazo mais otimista para a disponibilização pública da nova cirurgia é 2017. No entanto, a operação só será oferecida a pessoas com mais de 25 anos, pois é apenas nessa idade que as estruturas oculares estão totalmente formadas.

Fonte: Olhar Digital

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *