Couto Maia só atende paciente enviado pela Central de Regulação

O Pronto Atendimento (PA) do Hospital Couto Maia (HCM) passou por reformulações em sua estrutura física contando atualmente com apenas quatro leitos de observação. Segundo a diretora do Couto Maia, Ceuci Nunes, as mudanças no perfil do PA, que já estão em vigor, foram decorrentes da queda importante das internações por meningites, após a implantação das vacinas para os três principais agentes no PNI (Programa Nacional de Imunização), e o aumento das internações de portadores de Aids e Aids associada à tuberculose.
Com as mudanças no perfil do HCM está sendo priorizado o atendimento aos pacientes com doenças infecciosas e parasitárias, objetivo primordial da unidade. Com as mudanças, o PA não está atendendo pacientes de demanda espontânea. O atendimento a pacientes com quadro clínico ou suspeita de doenças infecciosas e parasitárias deve ser através de encaminhamento pela Central Estadual de Regulação.

Para avaliação da infectologia é necessário relatório médico, com descrição do quadro e suspeita diagnóstica. Os casos de atendimento eletivo com infectologia devem ser orientados a marcar consulta no ambulatório do hospital, telefone 3316-3084, ramal 238 ou 251.

Os casos de estudo do Líquor devem ser encaminhados com solicitação médica, após contato com médico plantonista, no telefone 3316-3084, ramal 243 ou 220, enquanto os casos de abuso sexual devem ser encaminhados com solicitação médica, de psicólogo, assistente social ou autoridade policial.

Casos de acidente com material biológico devem ser encaminhados ao Couto Maia com solicitação médica ou de enfermeiro. Caso o evento ocorra durante a noite ou final de semana. Durante a semana e até 17 horas, a referência para atendimento continua sendo o Cedap – Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa.

A diretora do HCM finaliza esclarecendo que os casos que necessitam de internação, cujos pacientes foram avaliados em ambulatório, consultório médico, Cedap ou CAASA, além do relatório médico, é necessário contato prévio com o médico plantonista, através do telefone 3316-3084, ramal 243 ou 220.

Fonte: Ascom/Sesab

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.