Conservação e contaminação dos alimentos

Conservação e contaminação dos alimentos

A preocupação com a contaminação e conservação dos alimentos é muito comum entre as donas de casa e profissionais que lidam com alimentos. É sabido que uma alimentação adequada e saudável tem como requisito básico a higiene dos alimentos, portanto, é necessário que sejam abordados alguns itens relacionados a esse tema. No momento da compra do alimento, quando é escolhido, inicia-se o processo de obtenção, visto que, se escolhido um bom alimento, já existe a possibilidade de se levar para casa um alimento sem deteriorações. sabe-se que os alimentos têm uma classificação de perecíveis e não perecíveis, e nesse contexto, cabe explicar que alimentos perecíveis são aqueles que têm uma capacidade de deterioração muito rápida, como exemplos de leite, carnes etc.; enquanto os não perecíveis são aqueles que têm uma dificuldade maior de deterioração, ou seja, são aqueles alimentos que têm dificuldade de apodrecer, ou tornar-se inadequado para a ingestão por qualquer motivo, por exemplos grãos, farinhas, etc.

O prazo de validade é outro fator muito importante na obtenção dos alimentos, tendo em vista que quando um fabricante produz um alimento, no caso dos industrializados, existe no seu rótulo uma recomendação de validade. Para o fabricante, significa dizer que aquele produto elaborado tem um prazo de validade que deve ser seguido, e para os consumidores, serve como um alerta para que não seja consumido um produto com riscos de deterioração, ou ainda, de intoxicação alimentar. Vale ressaltar que o manuseio dos alimentos é muito importante no preparo das refeições, dessa forma, deve-se ter cuidado com a higiene pessoal, alertando aos manipuladores quais cuidados se deve tomar. Os utensílios também devem ter uma segurança de sanidade, de limpeza para que não contamine a integridade desses alimentos. Tomado dos devidos cuidados  com a higienização outro item não pode ser esquecido a  conservação dos alimentos evitando a contaminação.

CONTAMINAÇÃO DE ALIMENTOSContaminação dos alimentos é o ato de levar para o alimento qualquer bactéria, sujidade ou outro elemento que não estava ali presente. Nesse primeiro momento são pensadas as bactérias, que podem chegar aos alimentos através da manipulação, ou ainda dos utensílios, equipamentos, desde a compra até a ingestão dos alimentos. Para evitar que isso aconteça é preciso ter cuidado e controle no preparo dos alimentos.

As DTA’s (doenças transmitidas pelos alimentos), são adquiridas através da ingestão  de alimentos com bactérias, e que causam sintomas como diarreia, dor de cabeça, vômito, etc. A prevenção dessas doenças é feita, basicamente, através do controle da higiene no momento da preparação dos alimentos .A conservação dos alimentos também é outro ponto importante para evitar a contaminação.

Ela pode ser realizada através do frio, com o uso de geladeira, ou pelo calor, evitando assim que as bactérias se desenvolvam no alimento. Por exemplo, quando um leite é fervido, nesse momento, as bactérias presentes naquele leite serão destruídas. Portanto, é importante ter cuidado no preparo correto dos alimentos, sua conservação adequada, evitando assim a ingestão de bactérias causadoras de DTA’s.

foto angeloContaminação e conservação dos alimentos foi tema da entrevista desta segunda-feira (26)  com o professor José Ângelo Wenceslau Góes.

Ouça a entrevista na íntegra:

SOBRE A FONTE:

WhatsApp Image 2018-02-21 at 12.58.52Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes
Doutor em Saúde Coletiva pelo instituto de Saúde Coletiva / UFBA

Prof. do Depto. De Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição / UFBA

Durante o mês de fevereiro o Professor Angelo Goes assinou a colunia Alimenta e também contribuiu com o quradro “Comer e ser” veiculado às segundas-feiras no Programa Saúde no ar na Rádio Excelsior AM 840 tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

Excola de nutrição ufbaDesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

 

Redação Saúde no Ar

Fonte:Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes

Foto:arquivo pessoal e internet

PROPAGANDA.fw

 

 

 

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.