Leite e seus derivados:Mitos e verdades

Leite e seus derivados:Mitos e verdades

leiteAlgumas pessoas deixam de consumir leite e derivados com medo que possam fazer mal ou devido a alguma “dieta da moda” que excluem o alimento devido a presença de lactose, porém a exclusão é recomendada somente para pessoas com alergia a proteína do leite de vaca ou intolerância a lactose. Se você não possui nenhuma dessas condições pode consumir tranquilamente o leite e seus derivados.

O leite é um alimento rico em proteínas de alto valor biológico, cálcio, selênio, vitamina D, vitaminas do complexo B entre outros nutrientes. O consumo de alimentos ricos em proteínas e cálcio é de grande importância para toda a população, principalmente grupos de risco como crianças e idosos e o leite e seus derivados são ótimas opções para o consumo desses nutrientes.

Muitas pessoas que excluem o leite da alimentação sem orientação tendem a o substituir por alimentos com uma má qualidade nutricional, como alimentos ultraprocessados, resultando em uma alimentação desequilibrada. Se por algum motivo você queira excluir leites e derivados da sua alimentação procure um nutricionista que ele poderá adequar as modificações além de mostrar os prós e contras da exclusão de grupos de alimentos.  

Tenham cuidado com dietas da moda, busque uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável. 

Durante o mês de março/2018 a nutricionista,Giesy Ribeiro será uma das colaboradoras da colunia Alimentaçao e também contribue com o quadro "Comer e ser" veiculado às segundas-feiras no Progarama Saúde no ar na Rádio Excelsior AM 840 tendo a chancela da Escola de Nutrição da Ufba.

Excola de nutrição ufbaDesde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

Ouça o comentário desta semana sobre os mitos e verdades sobre o leite: 

Foto: Internet

Fonte:Giesy Ribeiro – Nutricionista CRN5 9966/P

Redação Saúde noar 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *