Contaminação e conservação dos alimentos

Contaminação e conservação dos alimentos

alimentos

Contaminação dos alimentos é o ato de levar para o alimento qualquer bactéria, sujidade ou outro elemento que não estava ali presente. Nesse primeiro momento são pensadas as bactérias, que podem chegar aos alimentos através da manipulação, ou ainda dos utensílios, equipamentos, desde a compra até a ingestão dos alimentos. Para evitar que isso aconteça é preciso ter cuidado e controle no preparo dos alimentos.

As DTA’s (doenças transmitidas pelos alimentos), são adquiridas através da ingestão  de alimentos com bactérias, e que causam sintomas como diarreia, dor de cabeça, vômito, etc. A prevenção dessas doenças é feita, basicamente, através do controle da higiene no momento da preparação dos alimentos.A conservação dos alimentos também é outro ponto importante para evitar a contaminação.

Ela pode ser realizada através do frio, com o uso de geladeira, ou pelo calor, evitando assim que as bactérias se desenvolvam no alimento. Por exemplo, quando um leite é fervido, nesse momento, as bactérias presentes naquele leite serão destruídas. Portanto, é importante ter cuidado no preparo correto dos alimentos, sua conservação adequada, evitando assim a ingestão de bactérias causadoras de DTA’s. Contaminação e conservação dos alimentos foi tema do "Quadro Comer e ser" desta, segunda -feira dia 19.02, com o professor José Ângelo Wenceslau Góes.

WhatsApp Image 2018-02-21 at 12.58.52Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes
Doutor em Saúde Coletiva pelo instituto de Saúde Coletiva / UFBA – Prof. do Depto. De Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição / UFBAOuça na íntegra:

Excola de nutrição ufba

 

 

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.

Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

 

 

Redação Saúde no Ar

Fonte:Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes

Foto:arquivo pessoal e internet

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *