Obtenção e higiene dos alimentos

Obtenção e higiene dos alimentos

Higiene-dos-Alimentos-1É sabido que uma alimentação adequada e saudável tem como requisito básico a higiene dos alimentos, portanto, é necessário que sejam abordados alguns itens relacionados a esse tema.

No momento da compra do alimento, quando é escolhido, inicia-se o processo de obtenção, visto que, se escolhido um bom alimento, já existe a possibilidade de se levar para casa um alimento sem deteriorações. Por exemplo, sabe-se que os alimentos têm uma classificação de perecíveis e não perecíveis, e nesse contexto, cabe explicar que alimentos perecíveis são aqueles que têm uma capacidade de deterioração muito rápida, como exemplos de leite, carnes etc.; enquanto os não perecíveis são aqueles que têm uma dificuldade maior de deterioração, ou seja, são aqueles alimentos que têm dificuldade de apodrecer, ou tornar-se inadequado para a ingestão por qualquer motivo, por exemplos grãos, farinhas, etc.

O prazo de validade é outro fator muito importante na obtenção dos alimentos, tendo em vista que quando um fabricante produz um alimento, no caso dos industrializados, existe no seu rótulo uma recomendação de validade. Para o fabricante, significa dizer que aquele produto elaborado tem um prazo de validade que deve ser seguido, e para os consumidores, serve como um alerta para que não seja consumido um produto com riscos de deterioração, ou ainda, de intoxicação alimentar.

Vale ressaltar que o manuseio dos alimentos é muito importante no preparo das refeições, dessa forma, deve-se ter cuidado com a higiene pessoal, alertando aos manipuladores quais cuidados se deve tomar.

Os utensílios também devem ter uma segurança de sanidade, de limpeza para que não contamine a integridade desses alimentos. Sendo assim, é inevitável a atenção e o cuidado com a compra e o preparo dos alimentos. Obtenção e higiene dos alimentos foi tema do "Quadro Comer e ser" desta, segunda -feira dia 12.02, com o professor José Ângelo Wenceslau Góes. 

WhatsApp Image 2018-02-21 at 12.58.52Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes
Doutor em Saúde Coletiva pelo instituto de Saúde Coletiva / UFBA – Prof. do Depto. De Ciência dos Alimentos da Escola de Nutrição / UFBA

Ouça na íntegra:

Excola de nutrição ufba

Desde o ano de 2017 a Escola de Nutrição/UFBA,desenvolve o projeto de Extensão,“Nutrição, ambiente e saúde no ar: comunicação em saúde e cidadania”, sob a coordenação da Professora Ma.Neuza Maria Miranda dos Santos e colaboração da aluna bolsista do projeto Permanecer, Kênnya Francine Carvalho Rosa.

Para participar do Projeto que tem como objetivo apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, além de difundir informações científicas sobre nutrição, alimentação saudável e qualidade de vida, basta enviar perguntas ou sugestões de temas sobre nutrição e saúde para o email: produção@portalsaudenoar.com.br ou uma mensagem de texto ou áudio para o WhatsApp: 71- 996813998. Toda contribuição será bem vinda!.

 

Redação Saúde no Ar

Fonte:Prof. Dr. José Ângelo Wenceslau Góes

Foto:arquivo pessoal e internet

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *