Câncer: um alerta constante

Câncer: um alerta constante

WhatsApp Image 2018-11-22 at 11.49.12

O câncer é um conjunto de mais de 100 enfermidades que se caracteriza pelo crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo se espalhar (metástase) rapidamente para outras partes do corpo. Essas células podem ser agressivas e incontroláveis,formando tumores – acúmulo das células cancerosas – ou neoplasias malignas.

Os diferentes tipos de câncer estão relacionados aos diferentes tipos de célula. Por exemplo, existem diferentes tipos de cânceres de pele porque a pele é formada a partir de células diferentes. Outra característica que difere um câncer do outro é a velocidade em que se multiplicam e a capacidade de invadir os tecidos e órgãos.

Causas do câncer

As causas do câncer são variadas, podendo ser externas ou internas. Alguns são essenciais e conhecidos: o cigarro, má alimentação, falta de exercícios físicos dentre outros. Segundo a oncologista do grupo Oncoclínica/NOB, Tércia Reis, as pessoas precisam  ficar atentas, já que  grande parte dos casos de câncer poderia  ser evitada. “Com medidas simples cerca de 90% dos casos, exceto os hereditários e genéticos, poderiam ser evitados com a prática de exercícios físicos, uma dieta equilibrada, não fumar e não beber ”, comenta.

Segundo a oncologista,, dados apontam que em 2030 a doença será a maior causa de mortes no país, mas ainda existe uma descrença da população com relação a pequenas medidas que podem prevenir a doença. “As pessoas muitas vezes não compreendem que cuidar do corpo, mente e alimentação pode reduzir cerca de 40% a chance de desenvolver a enfermidade. É preciso ter mais conscientização para essas questões”.

Leia mais: Relação entre câncer e alimentação

Ouça a entrevista e os comentários da Dra.Tércia Reis-  Oncologista – Grupo Oncoclínicas/Nob. 

Foto: Saúde no ar 

Fonte: INCA/Tércia Reis  (Grupo Oncoclínicas)

Redação Saúde no ar (DS)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *