Autismo: Precisamos conhecer

Autismo: Precisamos conhecer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tenha o transtorno Autista.

Afinal, o que é autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Autismo; é um transtorno do desenvolvimento que leva a comprometimentos na comunicação e interação social; bem como comportamentos restritivos e repetitivos. Por outro lado; como são distintos os comportamento entre pacientes se usa o termo “espectro; pelos vários níveis de comprometimento. 02 de abril e o dia mundial de conscientização do Autismo.

O autismo no Brasil

Em 2019; foi sancionada a Lei 13.861/2019, que obriga a inclusão, nos censos demográficos; informações específicas sobre pessoas com autismo. O motivo é a inexistência de dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.  O censo é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios brasileiros. A coleta do próximo Censo será realizada em 2021. Além disso;  em dados preliminares da OMS a doença atinge cerca de 2 milhões de brasileiros e 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Dessa forma; mesmo que o próximo levantamento do IBGE não corresponda integralmente aos números no país; a estimativa pode ajudar a analise dos pacientes com autismo no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que, em todo o mundo, uma em cada 160 crianças tenha o transtorno. No Brasil, os dados ainda são muito limitados, mas informações do Censo Escolar mostram que o número de alunos com autismo que estão matriculados em classes comuns no Brasil aumentou 37,27% entre os anos de 2017 (77.102) e 2018 (105.842).

Por outro lado; estudo brasileiro publicado em 2011, sobre o autismo em cidade no interior de São Paulo; revela que a cada 367 crianças, uma é autista.  veja estudo completo. Contudo; a pesquisa foi feita em um bairro de apenas 20 mil habitantes; a pesquisa teve coordenação do médico Marcos Tomanik Mercadante; psiquiatra da infância e adolescência, referência em autismo no país.

Causas

De acordo com pesquisas internacionais a respeito do TEA; as causas do autismo são majoritariamente genéticas. Dessa forma estudos revelam que, fatores genéticos são os mais importantes na determinação das causas (estimados entre 97% e 99%, sendo 81% hereditário), além de fatores ambientais (de 1% a 3%). Por outro lado; ainda há controvérsias que podem estar associados como; por exemplo, a idade paterna avançada; bem como o uso de ácido valpróico na gravidez. Existem atualmente 960 genes já mapeados e implicados como fatores de risco para o transtorno sendo 102 genes os principais.

 

10 coisas que pessoas autistas querem que os outros saibam

  1. Cada pessoa autista e diferente; mas podem compartilhar desafios semelhantes
  2. Para uma pessoa autista; pode ser difícil o que alguém está dizendo quando há outros sons no ambiente
  3. Podem não entender certas insinuações e nuances que outras pessoas perceberiam
  4. Contextualizar do que for dito pode ajudar no entendimento
  5. Quem é autista pode ter dificuldade em saber quando falar com outra pessoa
  6. Autistas podem soar diferente quando falam
  7. Socializar pode ser mais difícil do que parece
  8. Autistas podem não expressar emoções da maneira que outras pessoas esperam
  9. Autistas podem repetir coisas
  10. Escrever pode ser uma maneira útil de se comunicar.

 

Conviver com o autismo

Dessa forma; a fundação José Luiz Egydio Setúbal; disponibiliza de forma gratuita diversas cartilhas sobre o dia a dia da pessoa com TEA; e como junto a eles vencer pequenos obstáculos do cotidiano; pode ser cheio de obstáculos particulares, que não parecem grande coisa para os outros. De acordo com a instituição; as cartilhas trazem ferramentas e orientações para familiares, amigos; bem como cuidadores para lidar melhor com estas dificuldades e construir uma rotina saudável e funcional.

No Brasil é possível buscar apoio para pessoas com o transtorno em:

Associação Brasileira de Autismo

Informações: Revista Autismo ; bem como, Autismo e Realidade
Por: Joice M Araujo
Veja também: Estudo indica que bebês podem estar consumindo milhões de microplásticos todo os dias

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *