Alimentos sem agrotóxicos existe? Aprenda a fazer a melhor escolha

Alimentos sem agrotóxicos existe? Aprenda a fazer a melhor escolha

30 04  Alimentos sem agrotóxicos existe .fwDesde 2008, o Brasil passou a ocupar o primeiro lugar no ranking mundial de maior consumidor de agrotóxicos. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o Observatório da Indústria dos Agrotóxicos da Universidade Federal do Paraná, enquanto nos últimos dez anos o mercado mundial de agrotóxicos cresceu 93%, no Brasil o crescimento foi de 190%.

A agricultura brasileira caracteriza-se pelo crescente consumo de agroquímicos, associado ao aumento proporcional das monoculturas, cada vez mais dependentes dos insumos químicos, um modelo de produção baseado no agronegócio, que difunde a falsa ideia de que a “modernidade" no campo gera progresso, emprego, renda e elimina a fome no País. Devido ao uso desacerbado do agrotóxico na agricultura, é necessário avaliar continuamente os níveis de resíduos de agrotóxicos nos alimentos de origem vegetal que chegam à mesa do consumidor. A ANVISA, desde 2001, monitora os resíduos de agrotóxicos em alimentos através do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA), juntamente com Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e também os estaduais e municipais, e laboratórios estaduais de saúde pública.

O assunto alimentos sem agrotóxicos existe?  foi tema do programa Saúde no Ar, desta segunda-feira (30). Patrícia Tosta conversou com a professora e nutricionista,  Denise Dourado e com o físico nuclear, Ezequiel Oliveira.

Ouça a entrevista na íntegra  ou assista ao vídeo no Facebook:

O Programa Saúde no Ar é transmitido pela Excelsior AM 840 e rádio on line Saúde no Ar, participação pelo watss App 71 99681-3998 ou  3328-7666.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *