Sesab assina parceria com Célula Mãe

Sesab assina parceria com Célula Mãe

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) na ultima sexta-feira (9), acordou um convênio de R$ 800 mil com a Associação Célula Mãe que é uma entidade especializada no atendimento aos animais.

O propósito é realizar ações educativas e preventivas relacionadas ao controle populacional de cães e gatos em situação de rua na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e reduzir  o risco de Zoonoses, como a transmissão de Leshmaniose Tegumentar e Visceral, Raiva e Esporotricoses para humano

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, o plano de trabalho contempla a captura, procedimento cirúrgico, medicação, pós-operatório e devolução dos animais à comunidade. “Serão, pelo menos, 6 mil procedimentos no período de 12 meses”, afirma o Secretário.

A presidente da Associação Célula Mãe, Janaina Rios, explica que a entidade já evitou o nascimento de aproximadamente 150 mil animais em diversas localidades na RMS. “A convivência com os animais não é o problema, mas a proliferação descontrolada, ampliando assim o risco de transmissão de doenças”, pontua.

Doenças:

Segundo o boletim epidemiológico de fevereiro de 2018, que analisa os dados de 2017, a Leishmaniose Visceral, é uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso e anemia. Quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. Trata-se de uma doença endêmica na Bahia, presente em 174 dos 417 municípios. No ano passado ocorreram 14 óbitos no estado, sendo que o percentual de cura foi de 59% .

Já o último caso de raiva humana transmitida por cão na Bahia ocorreu em 2004, no município de Salvador. Treze anos depois, em 2017, ocorreu outro caso em humano, desta vez provocada pela mordedura de morcego, no município de Paramirim.

Informe publicitário!

4.fw

 

 

 

 

 

Redação Saúde no Ar

Fonte: Ascom Sesab
Foto: Ascom Sesab

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.