HGRS faz pesquisa sobre zika

HGRS faz pesquisa sobre zika

Realizado em conjunto com o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), na Bahia, o trabalho de pesquisa do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) concluiu que, definitivamente, o vírus da zika causa microcefalia. O anúncio foi feito na última quarta-feira (13) e já é considerado um ponto de partida no estudo do surto.

Para o médico e pesquisador Antônio Raimundo Pinto de Almeida, diretor-geral do HGRS e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a apresentação da evidência científica pode ajudar a dissipar rumores de que outros agentes seriam responsáveis pela síndrome da microcefalia.

“Estamos muito orgulhosos por termos contribuído e continuar contribuindo fortemente para a compreensão da associação entre a Zika Congênita e a microcefalia. Inclusive, a definição ‘Zika Congênita’, utilizada pelo CDC, foi adotada inicialmente pelo Hospital Roberto Santos”, afirma o pesquisador.

Na avaliação do diretor-geral do HGRS, um importante passo foi dado, mas há ainda questões urgentes a serem respondidas. “Precisamos manter os cuidados e seguir compartilhando informações para eliminar o Aedes Aegypti”, acrescenta.

O Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) oferecem o curso online “Zika: abordagem clínica na atenção básica”, que objetiva capacitar profissionais de saúde para melhor assistir os pacientes.

Saiba mais…

Fonte: Secom

Redação Saúde no Ar*

Ana Paula Nobre

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.