Centro Dia para crianças com microcefalia

Centro Dia para crianças com microcefalia

Inauguração Centro Dia Salvador_ACM Neto_Min. Osmar Terra_Foto_JA Bahia já conta com  o primeiro Centro Dia  para crianças com microcefalia. A unidade inaugurada em Salvador, vai funcionar no Edifício Cosmopolitan Mix, situado no parque Bela Vista. No local, as mães poderão contar com infraestrutura e uma equipe profissional multidisciplinar especializada para atender a 60 crianças por dia e a até 150 usuários por mês. Incluem-se no equipamento salas de descanso, de reunião, de desenvolvimento pedagógico, além de espaços lúdicos, recepção, refeitório e banheiros adaptados.

Durante a  inauguração  que contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, o prefeito ACM Neto reafirmou o compromisso com as famílias que tiveram de lidar com a síndrome congênita ocasionadas pelo Zika Vírus. “Esse é um compromisso que nós temos com essas famílias, sobretudo, com as mães. Não há como deixar de ter um olhar muito especial para as crianças com microcefalia. Este é o primeiro Centro Dia da Bahia e o objetivo é dar toda a assistência às crianças e às famílias que foram vítimas do Zika Vírus. A partir de agora, elas terão todo o apoio para garantir que essas crianças possam ter uma boa qualidade de vida”, afirmou.

A ideia é fazer um trabalho integrado com assistência social, educação e saúde de maneira que, tanto as crianças como as suas famílias possam ter esse apoio por parte do poder público.

O ministro Osmar Terra parabenizou o prefeito pelo investimento realizado na área social. “ Num país desigual como o Brasil, onde há muita gente pobre, o trabalho social cumpre um papel fundamental para melhorar a qualidade de vida. O Centro Dia, nasce com o objetivo de apoiar as crianças, mas também as mães, que abdicam de tudo para dar atenção integral aos filhos”.

Segundo o ministro, há no Brasil mais de 3 mil crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Vírus Zika. Em Salvador, até agosto desse ano, 251 casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A presidente da Associação de Pais de Anjo, Íngrid Graciliano, ficou feliz com a entrega do espaço. “Nós estamos muito agradecidas, pois realmente precisávamos de um centro que proporcionasse atividades lúdicas para as nossas crianças, que trouxesse, na verdade, acolhimento”, concluiu.

Inauguração Centro Dia Salvador_ACM Neto_Min. Osmar Terra_Foto_J

O centro atende prioritariamente às crianças com microcefalia e deficiências associadas, com idade entre 0 e 6 anos  . O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  A Unidade oferece equipe multidisciplinar composta por coordenador, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, cuidadores e auxiliares, que dedicarão atenção exclusiva às crianças e seus familiares. Para contar com o benefício, as famílias precisam estar inseridas no Cadastro Único do Governo Federal e serem beneficiárias do Benefício por Prestação Continuada da Lei Orgânica de Assistência Social (BPC/LOAS).

 

Novos passos:

Também está em construção o primeiro Centro Municipal de Assistência às Crianças com Deficiência, no Subúrbio Ferroviário. Com investimento de R$ 30 milhões, o espaço se chamará Subúrbio 360 e terá atividades culturais e uma Escola Laboratório onde as crianças poderão ter acesso à alta tecnologia no contraturno da educação formal.

Fonte: SECOM – Secretaria de Comunicação

Foto:  Divulgação

Redação Saude noar

 

 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *