Serviços de saúde marcam “Dia Mundial do Diabetes” em Campo Grande

Serviços de saúde marcam “Dia Mundial do Diabetes” em Campo Grande

 diabetesUma série de serviços de saúde será disponibilizada em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, nesta sexta-feira (6). A ação acontece na unidade de saúde da família Jardim Batistão, das 7 às 11h e faz alusão ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde Pública – Sesau.

A finalidade do evento é chamar atenção para os índices da doença na capital, que segundo dados do Ministério da Saúde chega a 6,6% da população a partir de 18 anos, uma taxa pouco abaixo do índice nacional que é de 6,9%.

Na ocasião, a população conta com atividades físicas, orientação realizadas por médicos endocrinologistas, avaliação do pé diabético e antropométrica – medição das variações físicas e na composição corporal global -, orientações sobre aplicação de insulina e orientações nutricionais. Além disso, será disponibilizada uma equipe multiprofissional que demonstrará para a população que é possível conviver bem com o diabetes a partir de uma vida saudável e/ou com a mudança de estilo de vida.

Considerado uma doença crônica metabólica, o diabetes é caracterizado pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio ocorre porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia. Mas, caso não seja tratada, a doença pode causar insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, doenças cardiovasculares, como AVC – derrame –  e infarto.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *