Casos de diabetes aumentam diariamente em Portugal

Casos de diabetes aumentam diariamente em Portugal

diabetesAproximadamente 150 novos casos de diabetes foram diagnosticados diariamente nos hospitais e centros de saúde de Portugal, em 2014, aponta o último relatório anual do Observatório Nacional da Diabetes, divulgado nesta terça-feira (3), em Lisboa.

Segundo o relatório intitulado "Factos e Números da Diabetes do Observatório Nacional de 2014", a prevalência estimada da doença na população portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos – 7,7 milhões de indivíduos – foi de 13,1%, o que equivale a mais de 1 milhão de portugueses, a que se juntam mais de 2 milhões de pessoas com pré-diabetes.

Dados da publicação mostra que no ano passado, foram detectados aproximadamente 150 novos casos de diabetes diariamente. Entretanto quase metade dos doentes com esta patologia, que representa 40%, não sabe que tem a doença, consentindo a progressão silenciosa da doença e das complicações diversas.

De acordo com o diretor do Plano Nacional contra a Diabetes, José Manuel Boavida, este é um aspecto negativo, mas há outros positivos como, por exemplo o número de internamentos e amputações por diabetes – causada pela doença –  caiu. Ele enfatiza ainda muitos jovens tem sofrido a cada dia com a doença.

O número de pessoas com diabetes a fazer rastreio a complicações nos olhos teve uma "redução preocupante" em 2014, de 17%, segundo indicou o relatório divulgado, entretanto, aumentou a avaliação dos pés e o número de amputações registou o valor mais baixo da década.

*Redação Saúde no Ar Salvador (L.O)

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *