Saúde no Ar fala do câncer nos olhos

Por ser uma doença relativamente rara, o câncer nos olhos é pouco citado quando se fala da doença. Mas, é bom que se saiba que tem um prognóstico altamente desfavorável quando diagnosticado em fases avançadas, pois geralmente se origina a partir da proliferação das células malignas nas diferentes estruturas do olho.

A maior parte dos tumores oculares nos adultos são secundários ou metastáticos, ou seja, se originam em outras partes do corpo, como pulmão, mama, rim, próstata, e se disseminam pelo organismo através da corrente sanguínea e sistema linfático até as estruturas do olho.

Dentre os tumores primários (intraoculares), que se originam a partir dos tecidos oculares, o retinoblastoma e o melanoma constituem os tipos mais frequentes.

O melanoma ocular é o tumor primário mais comum dos adultos. Acomete igualmente homens e mulheres entre 45 e 60 anos de idade. Na maioria das vezes é assintomático, mas pode se manifestar com alterações visuais em caso de descolamento da retina ou volume tumoral significativo. Não apresenta fatores de risco muito bem estabelecidos.

Já o retinoblastoma é o tumor maligno intraocular mais comum na infância. É originado das células da retina, que é a membrana do olho sensível a luz. Pode se manifestar desde o nascimento até os 5 anos de idade.
Em 90% dos casos não apresenta causas conhecidas e caracteriza-se pelo desenvolvimento anormal da retina na infância, acometendo, em geral, apenas um olho. Cerca de 10% dos casos é transmitido por hereditariedade podendo comprometer ambos os olhos.

Quem vai falar sobre esse tipo de câncer no programa Saúde no Ar desta quinta-feira(22.10) é o oftalmologista Vespasiano Santos, convidado do quadro “Conversando com o especialista”. Ele vai explicar os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 10h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998.

*Redação Portal Saúde no Ar

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.