INSS anuncia mudança nas regras da aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou mudanças nas regras da aposentadoria e outros benefícios previdenciários para o ano de 2024.
Essas mudanças têm como objetivo principal proporcionar maior estabilidade financeira para aqueles que estão prestes a se aposentar, oferecendo alternativas mais flexíveis e acessíveis.

Uma das mudanças mais impactantes diz respeito aos requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição. Agora, tanto mulheres quanto homens podem solicitar a aposentadoria sem a necessidade de atingir uma idade mínima, desde que tenham contribuído por um determinado período.

Outra alteração é a substituição do Fator Previdenciário pela Fórmula 86/96. Essa nova fórmula calcula a pontuação somando a idade do beneficiário com o tempo de contribuição. Para se qualificar para a aposentadoria, as mulheres precisam alcançar 86 pontos e os homens, 96 pontos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe