Diagnóstico precoce pode salvar visão de crianças com tumor ocular

Diagnóstico precoce pode salvar visão de crianças com tumor ocular

80% das crianças que apresentam o câncer de olho chamado retinoblastoma, podem ter a visão preservada se o tratamento for iniciado no inicio da doença. O tratamento é feito pelo  Instituto Nacional de Câncer (Inca), desde 2012.

Esse é o tipo de câncer, considerado o mais frequente nos olhos das crianças. Apesar disso, o retinoblastoma é raro, e afeta uma a cada 17 mil crianças nascidas vivas.

Em vez de sessões de quimioterapias que afetam todo o corpo, o tratamento consiste em inserir com um cateter uma quimioterapia localizada que afeta apenas o olho da criança.

A chefe do serviço de oncologia ocular do INCA, Clarissa Mattosinho, destaca que o tratamento permitiu aumentar de 20% para 80% a preservação da visão das crianças após a doença, que precisa ser precocemente diagnosticada.

“O rastreamento é feito através do teste do reflexo vermelho, conhecido também como teste do olhinho. Esse exame deve ser feito pela primeira vez na maternidade, antes da alta, e depois repetido em todas as consultas de puericultura, que são aquelas consultas dos primeiros anos”.

É essencial que os recém- nascidos ainda na maternidade façam o teste do olhinho. ISSO PODE EVITAR A CEGUEIRA. porque detectado precocemente, tem cura.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *