Pobreza, erradicar é dever de todos

Pobreza, erradicar é dever de todos

A pobreza é nosso flagelo social.

Erradicar é dever de todos.

Acolher é além de solidariedade!

A data de 17 de outubro, foi escolhida para lembrar as sociedades e lideres sobre nosso flagelo humanitário, a pobreza. Infelizmente assistimos um desenvolvimento que deixa para traz mais de 800 milhões de irmãos pobres espelhados pelo mundo, segundo dados oficiais da UNESCO.

Essa data deve além de conscientizar a sociedade e os governos de todo o mundo sobre o elevado número de pessoas que ainda estão vivendo na extrema pobreza, expostos à miséria, narcotráfico, milicas, fome crônica, violência, falta de saneamento básico e seus desfechos, deve ainda alertar sobre as sequelas sócias que a pobreza impõe a toda sociedade moderna.

Como um dos objetivos da ODS 2030 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis para 2030, assumido por mais de 190 países no ano de 2000 na ONU, a erradicação da pobreza tornou-se prioridade para alguns países, enquanto para outros ainda é um desafio de longo prazo.

Desde de 1990, os números globais veem diminuindo, saltando de 43% da população mundial vivia em pobreza extrema, com menos de 1,25 dólares por dia, para 21%, em dados atuais, contudo no período e pandemia esses números começaram a crescer. O que ascendeu uma alerta para Instituições e governos no mundo.

No Brasil a extrema pobreza e desigualdade crescem há 4 anos, e atinge mais de 13 milhões, segundo IBGE. A pandemia aumentou a fome no Brasil.

Os dados publicados demonstram que temos um grande desafio pela frente para erradicar a pobreza no Brasil e no mundo, haja vista, o modelo de desenvolvimento, que não consegue encontrar soluções parta mitigar esse flagelo social. A pobreza, a chaga do capital.

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *