OMS: Riscos com avanço da Omicrôn continua alto

OMS: Riscos com avanço da Omicrôn continua alto

Seguindo conselho do Grupo Técnico Consultivo da Oganização Mundial da Saúde (OMS), o núcleo designou a variante B.1.1.529 uma variante preocupante (VOC).

De acordo com a OMS, a Omicron é uma variante altamente divergente com um alto número de mutações;  incluindo 26-32 mutações na proteína spike, algumas das quais estão associadas ao potencial de escape imune humoral e maior transmissibilidade. A variante Omicron compreende quatro linhagens, incluindo B.1.1.529, BA.1, BA.2 e BA.3.

Além disso, por meio de nota tecnica, o órgão, ressalta que a variante ainda é uma ameaça geral e depende em grande parte de quatro questões-chave : (i) quão transmissível é a variante; (ii) quão bem vacinas e infecções prévias protegem contra infecção, transmissão, doença clínica e morte; (iii) quão virulenta a variante é comparada a outras variantes; e (iv) como as populações entendem essa dinâmica, percebem o risco e seguem as medidas de controle, incluindo medidas de saúde pública e sociais (PHSM).

Ainda assim, a OMS ressalta que o risco geral relacionado ao Omicron permanece muito alto. A Omicron tem uma vantagem de crescimento significativa sobre a Delta, levando a uma rápida disseminação na comunidade com níveis de incidência mais altos do que os observados anteriormente nesta pandemia. Contudo, possui risco menor de doença grave e morte após a infecção do que as variantes anteriores.

Veja nota completa. 

 

 

 

Campanha Solidariedade é Amor #SOSBAHIA 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.