Novo fundo internacional financiará fazendas conforme índices certificados de sustentabilidade

Novo fundo internacional financiará fazendas conforme índices certificados de sustentabilidade
De acordo com o programa de Financiamento Facilitado para Agricultura Sustentável (SAFF – Sustainable Agriculture Finance Facility); que começa a valer em 2021; agricultores do Paraná, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Goiás; bem como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul; caso adotem estratégias de ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta); terão acesso a linhas de crédito facilitadas de acordo com o nível de sustentabilidade das propriedades rurais. O financiamento vai abranger 90 mil hectares
Além disso; de acordo com SAFF;  serão destinados cerca de US$ 68 milhões em 2021 e o valor será ampliado ano a ano podendo chegar a US$ 1,4 bilhão em 2026. Dessa forma, o primeiro critério para acessar o fundo será o monitoramento e a aprovação da propriedade pela sistemática TrustScore. Ou seja; apenas as fazendas que alcançam uma pontuação mínima é que poderão obter o financiamento.
Contudo; após participação no financiamento; quanto maior índice de sustentabilidade no TrustScore, menores serão os juros para fazendas que produzem com estratégias de ILPF. A tecnologia TrustScore que é brasileira; é desenvolvida pela Ceptis Agro para medir a sustentabilidade das fazendas produtoras.

O programa

O SAFF foi um dos projetos selecionados em 2020 pela Global Innovation Lab for Climate Finance (Lab); programa de aceleração de opções de investimento que mobilizem recursos para o desenvolvimento sustentável em mercados emergentes. A iniciativa é uma parceria público-privada entre diversas instituições; nacionais e internacionais.
Veja também: Autismo: Precisamos conhecer

Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da CoronaVac

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *